Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade Arquitetura e Urbanismo: Resistencia dos Materiais



Resistencia dos matérias Arquitetura e Urbanismo, matéria obrigatória 800 horas

Resistencia dos matérias nos lembram muito a matéria de física e que aprendemos no colegial, como calcular cargas, e quais são as cargas e esforços aplicados em barras, e em quanto eles exigem. Possui muitas contas e formulas que precisam ser decoradas.

Resistencia dos matérias consiste em aplicar esforços e estudar as cargas aplicadas na estruturas, esforços cortante, esforços de tração e compressão, flambagem, força de cisalhamento, cargas de torção cada material possui uma força especifica que ele resiste ao material que esta sendo aplicado sobre ele, e pre dimensionar a peça que esta sendo submetida aos esforços.

O que se estuda?

Nessa matéria estudamos matérias e como dimensiona-los a partir qualifica-los e quantifica-los e existem forças mecânicas que agem sobre a peça e forças acidentais vento, chuva, sol porem são agentes contínuos, são feitos gráficos de tensão x deformação na peça e assim nos observamos o tempo que essa peça aguenta ate se deformar ou se romper por inteiro, e existe para cada peça analisada um coeficiente de segurança, que nos diz que a gente deve fazer a peça para suportar uma quantidade de fora aplicada a mais do que o que o gráfico vai nos oferecer que é a medida limite, é uma matéria que possui muito calculo, de vigas, pilares, perfis, pré-moldados, e outros. Des de a antiguidade vem sendo estudado a estática dos matérias, em vigas arcos , por grande nomes como Leonardo da Vinci por exemplo, e foram estudados em grandes períodos históricos como por exemplo a renascença. Hoje esses estudos foram aprimorados e existem formas especificas para analisarmos cada tipo de matérias e esforços aplicados a eles.

Como são as aulas?

As aulas dessa matéria são teóricas, ensinam a usar calculadora cientifica, formulas, cálculos, é uma revisão geral da matéria de física que começamos a ver no colegial e que agora se aprofunda.

Tive uma dificuldade muito grande na matéria, por parte das contas, e duvidas que vinha carregando dês de a época do colegial que tive que solucionar na faculdade por conta dessa matéria, as contas sempre possuem formulas, mas se não entender como executar a conta é impossível mesmo em uma prova com consulta solucionar a conta até o final é uma matéria que tem as contas como base. As provas algumas vezes podemos consultar as formulas das contas, o que nem sempre resolve caso a gente não sabia solucionar a mesma.

O que é cobrado dos alunos na faculdade?

Os professores cobram muito o interesse na matéria a tentativa de tentar resolver a conta, se interessar por como podemos fazer, tirar duvidas na sala, tentar solucionar os problemas e aprender as formulas e o passo a passo das contas a serem executadas, pois se errarmos uma conta futuramente colocaremos a vida de pessoas em risco, pois nos arquitetos podemos pré dimensionar construções de pequeno porte.

A contribuição dessa disciplina para a arquitetura é muito grande pois da noção a futuros arquitetos de pré-dimensionamento de estruturas se é possível executar determinado tamanho de balanço, ou abrir determinado vão, e dar base para que o engenheiro não nos faça mudar o projeto sem necessidade, nem nos colocar a culpa em caso de erro.



Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos