Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Ciência da Computação: Lógica de Programação e Algoritmos



Esta matéria faz parte da grade curricular obrigatória de cursos superiores da área de informática, tais como: ciência da computação, sistemas de informação, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, engenharia de computação, etc… Outras nomenclaturas para esta disciplina: lógica de programação, programação, etc…

O que é a matéria de Lógica de Programação e Algoritmos?

A matéria de Lógica de Programação e Algoritmos tem o objetivo de prover ao estudante os conceitos fundamentais para que ele possa criar programas de computadores.

O que se estuda nesta matéria?

Os conceitos de algoritmo, programa de computador, memória e tipos de dados, variáveis, expressões condicionais e lógicas, estruturas de controle entre outros conceitos fundamentais para a criação de programas. Abaixo, uma explicação sobre alguns tópicos:

• Algoritmo e Programa de computador

Um algoritmo é um conjunto ordenado de etapas para se concluir um objetivo. Um exemplo é o algoritmo para fritar um ovo. Para fritar um ovo é preciso colocar óleo numa frigideira, ligar o fogo, quebrar o ovo, colocar sal e deixar o ovo fritar. Esses passos devem ser seguidos de modo ordenado. Não há como deixar o ovo fritar sem antes quebrar o ovo. Um programa de computador é um algoritmo escrito numa linguagem que possa ser entendida pelo computador. Existem muitas linguagens (Pascal, C, Java, Python, etc…). O objetivo desta disciplina não é ensinar uma linguagem, mas apenas a lógica necessária para criação de programas. Para isso, é utilizado o pseudocódigo, uma linguagem fictícia utilizada apenas para o estudante poder entender a lógica para criação de programas.

• Memória, tipos de dados e variáveis

A memória é o espaço que o computador oferece para os programas serem executados. Variáveis são espaços específicos da memória que são reservados pelo programa e os tipos de dados se referem ao tipo de cada variável. Para melhor entendimento, darei um exemplo de um programa para calcular a média entre duas notas, em pseudocódigo:

Programa Calcula média

Variáveis

Nota1: inteiro;

Nota2: inteiro;

Média: inteiro;

Início

Média = (Nota1+Nota2)/2;

Exibir (Média);

Fim

A primeira linha indica o nome do programa. A segunda indica o trecho onde são listadas as variáveis. A variável “Nota1” é um número inteiro, por isso está indicado após os dois pontos o termo “inteiro”. O tipo da variável indica o espaço necessário que deve ser reservado na memória para guardar aquela variável. Após a declaração das outras variáveis (Nota2 e Média), o programa delimita o trecho entre as palavras “Início” e “Fim”. Neste trecho, o programa manipula as variáveis. Ele soma o conteúdo das variáveis “Nota1” e “Nota2” e divide por dois para obter a média. O sinal de igual indica que o resultado deste cálculo é guardado na variável “Média”. Por fim, o programa executa a função “Exibir” para exibir o resultado.

• Expressões condicionais

Ainda utilizando o programa para o cálculo de média, irei explicar sobre o conceito de expressão condicional. Veja abaixo:

Início

Média = (Nota1+Nota2)/2;

Se (Média<6) então

exibir (“Reprovado”)

Senão exibir (“Aprovado”);

Fim

Acrescentei a partir da segunda linha abaixo da palavra “início” uma expressão condicional. Ela indica que se a média for menor do que seis, o programa deve exibir a palavra “Reprovado” na tela. Caso contrário ele deve exibir a palavra “Aprovado”. Trata-se de um exemplo do uso de uma expressão condicional. Ou seja, inseri no programa um trecho que somente ocorre se for respeitada uma condição.

Como são as aulas?

O professor explica a matéria e apresenta vários exemplos para compreensão dos conceitos.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo da disciplina de Lógica de Programação e Algoritmos?

No início tive dificuldade para entender a lógica dos algoritmos, pois nunca tinha tido contato com programação de computadores antes.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Os professores cobram que os alunos aprendam a criar algoritmos para resolução de problemas. Nas provas, as questões eram do tipo: “Escreva um programa que calcule a média entre 10 notas e vá exibindo linha a linha”.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

Esta disciplina foi fundamental para o meu curso superior, pois o foco do curso era a análise e o desenvolvimento de sistemas.

Abraão George Halcsik



Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos