Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade Ciência da Computação: Redes de Computadores



A disciplina de redes de computadores faz parte da grade curricular obrigatória de qualquer curso superior da área de informática: ciência da computação, engenharia da computação, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, entre outros. O que pode variar de um curso para outro é o modo como esta matéria é abordada.

Existem cursos onde a abordagem é mais aprofundada e outros onde o assunto é abordado de modo mais superficial. Ela pode ter as seguintes nomenclaturas: fundamentos de redes de computadores, comunicação de dados, teleprocessamento e redes, arquitetura de redes, etc… Existe um curso superior que trata somente deste assunto, é o curso superior de tecnologia em redes de computadores.

O que é a disciplina?

A disciplina de redes de computadores aborda basicamente fundamentos teóricos da comunicação de dados.

O que se estuda nesta matéria?

Esta matéria aborda conceitos sobre comunicação de dados e procura situá-los no contexto de uma rede de computadores. Ela estabelece o conceito de comunicação e define quais os elementos necessários para que esta comunicação ocorra.

A comunicação, definida como a transmissão de uma mensagem entre dois elementos, somente pode ocorrer se houver: os elementos que trocam mensagens, a mensagem propriamente dita, o código e o meio no qual a comunicação ocorre.

No âmbito de uma rede de computadores, os elementos que trocam mensagens são os próprios computadores, as mensagens trocadas são os dados transmitidos entre eles, o meio é o canal por onde flui a transmissão (pode ser através de um cabo, por exemplo), e o código consiste no conjunto de regras para que a comunicação seja padronizada.

Para explicar o que é o código, em geral, nesta disciplina, é feita uma analogia com a linguagem humana. Duas pessoas que falam português se entendem porque ambas compartilham o mesmo código (a língua portuguesa). No caso dos computadores, este código é chamado de protocolo. A disciplina de redes de computadores também elucida os tipos de transmissão: simplex (quando a mensagem é direcionada somente para um sentido), half-duplex (a mensagem pode ser direcionada para um sentido ou para outro, nunca simultaneamente) e full-duplex (a mensagem pode ser direcionada nos dois sentidos ao mesmo tempo).

Além disso, um conceito primordial sempre abordado nesta matéria é o modelo OSI (Open System Interconnection). Trata-se de um modelo teórico criado com o objetivo de padronizar o entendimento sobre a estrutura de uma rede de comunicação de dados.

Este modelo divide a comunicação em camadas, onde cada camada cumpre um papel na transmissão de dados. Por exemplo, para que um e-mail seja transmitido ele é segmentado em partes menores chamadas pacotes. Cada um destes pacotes trafega pelas camadas da rede, até que por fim, todos os pacotes chegam ao computador de destino e a mensagem referente ao e-mail é montada novamente.

Esta foi uma explicação bastante resumida, pois um dos objetivos da disciplina de redes de computadores é justamente explicar como ocorre este processo.

Como são as aulas?

As aulas consistiram em explicações dadas pelo professor. Quando cursei a disciplina, todo o conteúdo foi abordado de forma teórica. Ou seja, eu não montei nenhuma rede física de computadores, nem aprendi a lidar com uma ou outra tecnologia específica. Além das aulas, foi preciso ler bastante a bibliografia recomendada a fim de assimilar os conceitos.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo da disciplina de redes de computadores?

Como a disciplina não contemplou aulas práticas, os conceitos teóricos ficaram muito abstratos no início.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Os professores cobram que os alunos compreendam a teoria e tenham dedicação na leitura da bibliografia recomendada. A matéria foi cobrada em prova, com questões como: “Explique os tipos de comunicação”, “Descreva a finalidade das camadas do modelo OSI”, etc…

Qual a contribuição desta disciplina para minha faculdade?

É sabido hoje em dia que não há sistema que não opere como parte de uma rede (sistemas de comércio eletrônico, por exemplo). Esta matéria me forneceu a base para que eu pudesse compreender uma rede de computadores e posteriormente entender como ela pode influenciar o desempenho dos sistemas executados sobre ela.

Abraão George Halcsik



Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos