Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Faculdade de Ciências Biológicas: Estágio Curricular

Home » Ciências Biológicas

Faculdade de Ciências Biológicas: Estágio Curricular é uma disciplina do curso superior de Ciências Biológicas.



O estágio curricular, ou estágio não obrigatório como é chamado em grande parte dos cursos de ciências biológicas, é mencionado assim pelo fato de não ser necessário na formação do aluno no curso, pois já está inserido em sua grade a disciplina de estágio obrigatório, mas o estágio curricular se torna algo imprescindível para o aluno que cursa ciências biológicas, pois nos tempos atuais, o quão mais qualificado você se tornar, mais chances você tem de ser inserido no mercado de trabalho.

O que é?

Chega em determinado momento durante o curso de ciências biológicas que o aluno irá se afeiçoar mais a alguma determinada área de estudo, seja ela a área da conservação, biotecnologia e etc. Com mais afinidade em alguma determinada área em que o aluno tenha o desejo de seguir carreira, ele deve procurar o estágio curricular na área de interesse para agregar mais conhecimento, que nada mais é do que um trabalho de curto período de tempo e em curto prazo, sendo remunerado ou não, em que o aluno irá se dedicar às atividades realizadas, podendo ou não conciliar com a faculdade e quem sabe até desenvolver algum projeto na faculdade que possa aproveitar as atividades realizadas no estágio.

O estágio curricular diferentemente do estágio obrigatório, não tem necessidade exclusiva de haver um professor orientador ao estágio para que possa acompanhar suas atividades, o estágio curricular parte do pressuposto de que você, estudante de ciências biológicas, já cumpriu as horas necessárias da disciplina de estágio obrigatório e agora quer obter mais conhecimento na área que deseja, visando uma maior capacitação para o mercado de trabalho.

Para o curso de ciências biológicas, o aluno tem uma variedade ampla de locais, empresas, órgãos e instituições que podem escolher para estagiar, o aluno que opta pela área voltada a conservação da biodiversidade pode estagiar em órgãos ambientais de proteção e fiscalização ambiental sejam eles estaduais ou municipais, órgãos de proteção a fauna brasileira. O aluno que se afeiçoa pela área da biotecnologia pode estagiar nos laboratórios de controle de qualidade de empresas farmacêuticas ou alimentícias, laboratórios de desenvolvimento de pesquisas genéticas por exemplo. O aluno que tem afinidade pela área da saúde humana por exemplo, pode estagiar em hospitais e clínicas, trabalhando diretamente na análise e execução de exames por exemplo. Enfim, percebe-se que existe um mercado muito amplo e que precisa de bons profissionais que estão iniciando a carreira, que busquem aprender.

Quais as dificuldades?

A principal dificuldade, o gargalo de todo esse processo de estágio curricular é que continua sendo um estágio, ou seja, você precisa estar em vínculo com a instituição de ensino, então você terá que dividir seu tempo, sua atenção e dedicação para o estágio e para a faculdade, e isto, dependendo da instituição de ensino e a de estágio pode ser algo extremamente complicado e trabalhoso, ainda mais se o estágio for remunerado, que significa que a empresa ou instituição está te pagando pelos seus serviços e exige total comprometimento seu. Uma saída para este problema, e é o que muitos fazem, é trancar um período ou dois da faculdade, para se dedicar única e exclusivamente para o estágio.

Quais as aplicações?

Como já mencionado antes, o estágio curricular é nada mais que um upgrade que o aluno do curso de ciências biológicas da na sua carreira profissional e acadêmica. Um bom estágio, feito principalmente nos últimos períodos da faculdade, pode ser o seu cartão de visitas para um cargo de trainee na empresa ou instituição que está estagiando, e como disse anteriormente, o mundo está selecionando profissionais cada vez melhores, então procure sempre se destacar, seja com conhecimentos ou experiências.

Conclusões

Conclui-se então, que apenas a grade de disciplinas oferecidas pela faculdade não fará de você um bom biólogo, a faculdade lhe dará as direções a seguir, mas o impulso e o desejo de seguir deve ser sempre do aluno, e o estágio curricular será sempre um bom passo na direção certa do sucesso para um biólogo.

Gabriel Augusto Graduado em Engenharia de Produção



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.