Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Ciências Biológicas: Fisiologia Vegetal



Eu já estudei essa matéria englobada na parte de biologia vegetal que englobava a sistemática, a morfologia e fisiologia vegetal, e a ecologia. As aulas eram teóricas e práticas. As aulas teóricas era passado o conteúdo da disciplina e nas aulas práticas era visualizado na prática um pouco do que foi aprendido e eram realizadas em laboratório de biologia. Em fisiologia vegetal eu aprendi sobre os aspectos gerais da fisiologia vegetal, que são:

  • hormônios vegetais
  • fatores externos ao crescimento dos vegetais (tropismos, fotoperiodismo, movimento násticos, dormência)
  • absorção e condução de água e solutos
  • fotossíntese

Hormônios Vegetais

Na parte de hormônios vegetais eu aprendi que são classificados em 5 grupos, sendo eles a auxina, a giberelina, a citocinina, o ácido abscísico e o etileno.

Auxina

A auxina promove o crescimento pelo alongamento celular e dentre as auxinas a mais conhecida é a AIA – ácido endolilacético. Na Dominância Apical e Poda elas também são responsáveis por estimular a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, possibilitando a distensão das células. E então eliminando a gema apical o crescimento se dará pelas gemas laterais ativadas pela falta da auxina.

As auxinas naturais são sintetizadas na própria planta e ocorre de terem influência de fatores externos e internos.

As auxinas sintéticas são produzidas em laboratório. São as substâncias reguladoras do desenvolvimento vegetal e sua ação é semelhante à da auxina natural (AIA). As auxinas sintéticas têm a característica de poderem ser usadas como herbicidas.

Na influência da luz a iluminação unilateral favorece o crescimento da planta curvada que esteja em direção a luz. Isso ocorre porque a auxina se desloca em direção ao lado menos iluminado, induzindo o alongamento das células desse lado. ( experimento observado em laboratório ).

Geotropismo

No geotropismo é estudado a resposta da planta à gravidade, ao qual as raízes respondem positivamente e o caule negativamente. Esta resposta resulta no crescimento da parte aérea da planta na direção oposta à força da gravidade (geotropismo negativo) e no crescimento das raízes na direção da força gravitacional (geotropismo positivo).

E na partenocarpia os frutos partenocárpicos são frutos produzidos sem ocorrer fecundação e consequentemente, são sem sementes. O nível de auxinas na região do ovário sobe sensivelmente após a fecundação e isso promove o desenvolvimento do fruto. Na natureza é comum o desenvolvimento de ovários sem que tenha havido a formação das sementes. É o caso da banana. A auxina existe na parede do ovário e também nos tubos polínicos é que garante o desenvolvimento do fruto.

Júlia Guimarães Ubiali – 26 anos, estudante de graduação.



Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos