Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade Ciências Contábeis: Contabilidade Comercial



A contabilidade nos lembra a caixa de pandora, porém na caixa de pandora existem surpresas desagradáveis, na contabilidade é o contrário a cada dia surgem surpresas bem agradáveis.

Contabilidade Comercial

Esta matéria tivemos no início de curso, ela estava incluída em Contabilidade geral, e esse estudo tratava-se exatamente do patrimônio comercial do comerciante. Simples né, mas nem tudo que parece é, hoje posso dizer realmente que é uma matéria “simples” até porque hoje entendo muito bem, mas início de curso não conhecia nada de contabilidade aí entra um professo na sala de aula e diz “ a contabilidade comercial estuda o patrimônio comercial que é constituído pelos Bens, Direitos e Obrigações” a dificuldade começou ai pois nos alunos que no momento éramos leigos no assunto, já ficamos confusos a respeito da definição; eu entendia que patrimônio era os bens que a pessoa possuía como, uma casa, um carro, uma bicicleta que fosse; já direitos eu não fazia a mínima ideia do que significava, e obrigações eu naquele momento tinha várias definições, porem nenhuma estava correta; eu por definição da palavra imaginei que direitos seria uma coisa boa que a pessoa tivesse direito de ter, mas já obrigações foi difícil entender.

Meu dilema começou na definição de contabilidade comercial, no decorrer das aulas é claro que foi sendo explicado, mas a minha maior dificuldade era assimilar que as obrigações que naquele momento já tinha sido explicado o que era, e que neste caso eram as contas a pagar, dividas a pagar, bom como uma dívida fazia parte do patrimônio, foi difícil de entender isso. Entender que a contabilidade comercial controlava o Patrimônio das empresas e que o patrimônio incluía dividas foi extremamente complicado naquele momento. As aulas eram em sua maioria teóricas nesse primeiro semestre, só começamos a ir a laboratório a partir do segundo semestre, porem eram poucas as aulas práticas; posso dizer que realmente a maior dificuldade que tive foi com a definição de patrimônio e entender que obrigações fazem parte do Patrimônio.

“Segundo Hilário Franco, é o ramo da Contabilidade aplicado ao estudo e ao controle do patrimônio das empresas comerciais, com fim de oferecer informações sobre sua composição e suas variações. Uma das principais funções da Contabilidade Comercial, é analisar as compras e vendas de mercadoria, tributos sobre compras e vendas de mercadorias, estoques de mercadorias, abatimentos, descontos e devoluções de mercadoria. Além de ajudar na formação de preços de mercadorias e no controle de avaliação de estoques, utilizando o PEPS (Primeiro que Entra Primeiro que Sai), UEPS (Último a entrar primeiro a sair) e a Média Ponderada. ”

Eu realmente só entendi a matéria e sanei minha dificuldade em relação ao patrimônio no final do segundo semestre. Contabilidade comercial que fazia parte da matéria de contabilidade geral, foi ministrada em todos os semestres.

Conclusão

Em contabilidade tudo que parece nem sempre condiz com o que realmente é, por este motivo ter cautela em interpretar o que se lê é fundamental. Como sempre falo a interpretação do que se lê já é cinquenta por centos da resolução de qualquer problema.

Irene Gomes da Silva FNC Carapicuiba Mestres da matéria Durval e Vera.



Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos