Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Direito: Disciplina Direito Previdenciário



A disciplina de direito previdenciário foi vista por mim no quinto semestre do curso de direito, ministrado pela Faculdade Cearenses, localizada em fortaleza, estado do Ceará. É uma disciplina de sessenta horas, a qual o aluno precisa de muita dedicação pois tem que ler bastante sobre o assunto principalmente as leis previdenciárias.

Direito Previdenciário

Falar de direito previdenciário é falar das normas e histórico do sistema previdenciário, que é um sistema ligado ao Instituto Nacional do Seguro Social, que visa arrecadar dinheiro para fins futuros e garantir a aposentaria, pensões, auxílios para os associados e contribuintes do Instituto. Todos precisam contribuir, pois um dia ira precisar desse fundo.

Metodologia de ensino

Vimos a disciplina através de muita leitura em sala da constituição e das leis que regem o regime previdenciário brasileiro, assim também como sua historia, como tudo começou, da necessidade de se fazer este seguro social. Fizemos muitas pesquisas sobre o assunto e vários estudos de caso, foi um assunto bastante trabalhado, além de ser um tema muito bom de estudar em minha opinião, pois gera muitas duvidas e aprendizado.

Avaliação

Fizemos muitos estudos de caso, bastante leitura e discussão em grupo, fomos avaliados pela presença em sala, pela participação nos trabalhos, através de seminários por temas escolhidos pelo professor, e de uma avaliação final com dez perguntas cinco discursiva, e cinco de marcar verdadeiro ou falso.

Bibliografia Utilizada

A Constituição federal de 1988, a legislação do sistema previdenciário, uma apostilha sobre a história da previdência social no Brasil e no Mundo elaborado pelo professor.

Opinião sobre a disciplina

É uma disciplina muito boa a qual discutimos nosso direitos perante o Seguro Social, discutimos também as formas de contribuição, os prazos de cada modalidade, quanto tempo é preciso contribuir, os prazos de carência, até quanto tempo pode ficar sem contribuir sem perder o seu direito, aprendi também sobre a história da previdência social, como surgiu, a necessidade dos povos antigos, a história também em outros países, foi de grande importância essa disciplina pra mim pois tinha pouco conhecimento sobre o sistema previdenciário e depois disto abrangi bastante sobre o tema e estou bastante informado sobre o assunto, para quem faz direito é importante conhecer pois iremos precisar ser conhecedor de todas as leis que rege o sistema previdenciário caso um dia possamos ter que trabalhar encima deste assunto. Precisamos estar sempre atualizados e em busca de novos conhecemos principalmente no que se diz nas atualizações das leis.

Nilomar



Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos