Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Faculdade de Educação Física: Anatomia

Home » Educação Física

Faculdade de Educação Física: Anatomia é uma disciplina do curso superior de Educação Física.



Biomecânica dos Calçados – A escolha dos calçados esportivos

O que é essa disciplina?

Essa disciplina se trata sobre a escolha do calçado esportivo. Quando você resolve fazer exercício, está motivado e logo nas primeiras aulas vêm aquela dúvida: Que tipo de calçado eu devo usar? Essa é uma dúvida que passa pela cabeça de todos nós.

E sem dúvida nenhuma com o bombardeamento da mídia, a gente fica mais preocupado ainda e o objetivo dessa disciplina é que você entenda qual é a real importância do calçado, para que você possa selecionar o calçado que atenda as suas expectativas. Então o objetivo da biomecânica dos calçados é que ao final da disciplina você tenha dicas práticas pra escolher um calçado pra prática das nossas atividades esportivas na nossa disciplina.

O que se estuda nessa disciplina?

Nessa disciplina se estuda vários fatores como por exemplo: Como escolher um calçado? Tem gente que pensa que é fácil, basta escolher um calçado e ir naquela loja mais perto, afinal muita gente pensa e a mídia ajuda a gente a pensar desse jeito, com as propagandas de calçados, muitas aqui disponíveis na própria universidade. Ela nos leva a crer que quanto mais a gente gastar com calçado mais protegido a gente está, então parece que o negócio é simples, quanto mais eu gasto mais protegido estou.

A primeira boa notícia ou má notícia é que isto não está certo, a proteção não é diretamente proporcional ao seu gasto e a explicação é bem simples: A proteção do nosso aparelho locomotor – sim porque o calçado tem por meta nos proteger – ela não é desempenhada apenas pelo calçado.

A proteção do nosso aparelho locomotor fica a cargo do próprio aparelho locomotor, os nossos músculos, os nossos ossos, as nossas articulações. Isso quer dizer que o calçado não seja importante? Não. Quer dizer que o calçado é um elemento que compõe esse sistema, ele é o protagonista do processo. Então o que acontecer quando a gente for fazer um exercício, praticar uma atividade física, o nosso aparelho locomotor vai nos proteger e o nosso calçado vai nos auxiliar.

O calçado não tem poder mágico, a gente não compra um calçado que toma conta do nosso corpo, que começa a nos proteger, não, ele interage com nosso aparelho locomotor e como toda relação, às vezes o casamento é bom, às vezes não, por isso que muitos de nós acaba se adaptando ao calçado mais simples e outros ao calçado mais sofisticado.

Você conhece aquele calçado que melhor se adapta a você, sabe qual é a marca, você sabe qual é o peso e você descobriu isto calçando, escolha um calçado portanto que você já experimentou, que deu um bom resultado pra você. Tendo isto em mente você já percorreu grande parte do caminho na escolha do seu calçado esportivo.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo dessa disciplina?

Existem algumas condições de calçados que são inadequadas, pode-se citar duas que merecem nossa atenção especial: o calçado regular e o calçado muito alto. O que é o calçado muito alto? É aquele calçado cuja altura do calcanhar em relação ao anti-pé, a parte da frente do anti-pé é muito elevada, tem muitos calçados assim hoje em dia. Eles elevavam demais a altura do calcanhar.

Por isso acontece também os colegas tentando buscar um maior proteção colocando aquelas calcanheiras de gel, de silicone, que silicone entre o calcanhar e a palmilha do calçado faz com que você acabe elevando o calcanhar e a palmilha do calçado e você acaba elevando o calcanhar em relação ao anti-pé. Por que isso é perigoso? Você já deve ter observado quando aquelas pessoas usam aqueles saltos muito altos, o calçado muito alto produz um movimento muito instável, o calçado tem um movimento muito importante que é o movimento de prono e supinação que é um movimento que vira pra dentro, e vira pra fora e é um movimento pra evitar o choque, pra ajudar a gente a controlar a sobrecarga.

O problema que surge desse movimento é que ele é excessivo podendo ocasionar uma série de problemas ortopédicos por conta do giro da tíbia que é o osso da nossa perna e a gente acaba tendo problema no tornozelo, no joelho, no quadril. Tome cuidado com calçado muito alto, ele não é uma boa solução pra você. Cuidado também com os muito baixos, são muitos calçados com esse perfil hoje em dia, você já deve ter observado esses tipos de calçados, aqueles tênis que são feitos pra uso casual, aquele calçado que é usado para praticar skate por exemplo, eles são muito baixos, eles trazem exatamente o mesmo problema de calçado muito alto.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Então qual é a dica que temos que ter em mente: Escolha um calçado que mantenha uma altura que tenha entre o calcanhar e o antepé de aproximadamente de 3 a 4 cm, obviamente que você não precisa ficar medindo isso mas toma cuidado para não ser muito alto e nem muito baixo, nem muito acima e nem muito abaixo desse valor de referência. Isso vai te dar um calçado equilibrado que vai te ajudar a se proteger durante a prática da atividade física, então esse cuidado a gente não pode esquecer.

O outro cuidado na hora de escolher os calçados diz respeito aos calçados minimalistas, deve-se dar um enfoque misto pois seguramente você já viu isto por aí, às vezes não se tenha entendido qual é a ideia desse calçado, esses calçados são bem interessantes pois eles surgem agora há 5, 10 anos atrás com uma proposta inovadora, reduzir os mecanismos de proteção, menos elementos pra controlar choque, menos elementos pra controlar a prono – supinação aquele movimento que nós discutimos agora pouco pra nos deixar muito próximo do pé descalço. A ideia é deixar o nosso aparelho locomotor responder. Esses calçados funcionam? Sim, eles funcionam. Existem vários resultados que mostram que indivíduos adaptados se envolvem melhor os seus mecanismos de proteção, eles aguçam o sistema de proteção de uma forma geral de forma que ele esteja melhor protegido para realizar o movimento.

Qual a contribuição desta disciplina para o meu curso superior?

Bom, então pode-se concluir que não é tão difícil escolher o calçado, a gente acaba complicando mais esse assunto do que de fato ele é, essas dicas seguramente vão ser importantes para que você possa fazer sua atividade física, aquela atividade que está programada para os nossos centros de atividade esportivas de uma forma mais segura e de uma forma mais eficiente.

Júlia Guimarães Ubiali, estudante de Licenciatura em Ciências Exatas - USP São Carlos



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.