Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Faculdade de Educação Física: Aprendizagem e Desenvolvimento Motor

Home » Educação Física

Faculdade de Educação Física: Aprendizagem e Desenvolvimento Motor é uma disciplina do curso superior de Educação Física.



Essa vídeo aula é dada pelo professor Marcelo Massa da Escola de Educação Física e Saúde onde ele compartilha conteúdos da disciplina de Esporte na Graduação da Teoria à Prática.

O que é essa disciplina?

Essa disciplina é uma disciplina que tem por objetivo estimular você aluno conteúdos, reflexões e práticas na área de educação física e esporte. Nesta aula ele trabalha com os alunos, compartilhando algumas informações a respeito dos aspectos relacionados ao nosso desenvolvimento motor e a relação desses aspectos com a prática de atividade física e eporte.

O que se estuda nesta matéria?

Conceitualmente o desenvolvimento motor refere-se a mudanças que ocorrem no comportamento do nosso corpo ao longo da nossa vida. Então se observarmos desde o nascimento, o nosso corpo passa por diversas mudanças motoras ao longo da vida, entre elas se a gente for observar no segmento onde a gente passa por uma situação de bastante dependência dos mais velhos para gradualmente nós engatinharmos, gradualmente nós começarmos a andar e assim sucessivamente não só na área de locomoção mas também a gente observa no uso das habilidades manipulativas, a gente começa com mais dificuldade pra manipular os objetos e gradualmente a gente vai evoluindo nos processos manipulativos como amarrar o cadarço, tirar a tampa da caneta e colocar novamente.

Então no início da nossa vida a gente tem bastante dificuldade, gradualmente a medida que a gente tem novas experiências a gente vai aprendendo e se apropriando de novos movimentos, isso também acontece na área do equilíbrio e que no início da nossa vida a gente é bastante instável em relação ao equilíbrio o que nos mostra que quando a gente está dando nossos passos, aprendendo a andar, virar, mexer, nós perdemos um pouco a nossa estabilização e caímos sentado mais isso faz parte do processo de desenvolvimento motor. O desenvolvimento motor não cessa no decorrer das diferentes fases da vida.

Uma coisa que é preciso perceber é que nós temos algumas habilidades consideradas básicas, exemplos dessas habilidades consideradas básicas são o correr, o arremessar, o rebater, o girar, o volear, o quicar, enfim, um grupo de habilidades que funcionam como uma espécie de ferramentas que nós temos, e no início da nossa vida nós somos uma caixa de ferramenta vazia, na medida que nós vamos tomando contato com o ambiente que nos cerca.

Porém, se nós formos observar a prática esportiva, nós percebemos que essas habilidades que são muito mais complexas, que são especializadas, e que são chamadas habilidades especializadas e essas habilidades nada mais são do que a combinação dessas habilidades básicas.

Então, por exemplo, quando a gente executa uma cortada no voleibol, ela é a combinação do cortar ou do correr, com o arremessar e com o arrebater. Essa é a combinação de uma habilidade que está bastante presente no voleibol. Quando nós vãos executar por exemplo a bandeia no basquetebol é um outro exemplo de uma habilidade especializada que depende da combinação de diversas habilidades básicas.

Algo que é muito significativo para nós é termos a compreensão que as habilidades são altamente dependentes das oportunidades que nós temos no meio ambiente. Tudo aquilo que a gente vivencia na vida pode servir de maneira fundamental para que a gente possa encher a nossa caixa de ferramentas por uma diversidade de habilidades, mas não apenas isso, basta a gente ter várias ferramentas na caixa, e saber usar essas ferramentas.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo dessa disciplina?

Uma pergunta bastante frequente, quase constante no processo de desenvolvimento motor está em relacionar as questões de se nossas habilidades são geneticamente selecionadas. Por exemplo como se elas fossem de fábrica, se elas são vindas geneticamente, de nosso código genético, de nosso DNA. Então algo importante a se frisar no momento é que as habilidades são altamente dependentes do ambiente, ou seja, as habilidades dependem fundamentalmente das habilidades que a gente obtém da vida.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Por isso essa disciplina de esporte acaba sendo mais significativa porque ela abre uma perspectiva para que você aluno ainda estudante de graduação possa no seu ambiente universitário se aproximar de novas possibilidades de aprendizagem descobertas que até então você tinha conhecimento. A gente pode aprender uma nova habilidade em qualquer época de nossa vida, desde que a gente tenha instrução, oportunidade e encorajamento.

Breve review da universidade

Aqui na universidade a gente não tem essas possibilidades, a oportunidade está sendo gerada, a instrução os alunos podem recorrer a diversos professores que então seriam encorajados então é mais de meio caminho andado para recorrer a essas habilidades. Quando falamos que não há uma data de validade para gente aprender novas habilidades, então de fato os anos mais saudáveis são os anos da infância pra gente aprender novas habilidades motoras, não significa que agora ainda nessa idade jovem que a gente não tenha geradas condições de incorporar ao nosso repertório motor habilidades que porventura ainda não tenham sido aprendidas, então a ideia básica é a gente aprender novos movimentos. A gente sabe que chegamos na universidade como novos repertórios formados, mas dentro desse repertório ainda há espaço para aprender novas modalidades esportivas.

Então a indicação da aula é o encorajamento para que o aluno faça novas modalidades esportivas, então junto com seus colegas, os amigos que vocês vão constituir nessas novas modalidades esportivas juntos, para praticarem juntos, porque não há uma habilidade que limite você com seus movimentos. Ninguém nasce sabendo, então sempre há tempo de aprender novas habilidades. Há pessoas de 50, 60 anos ou mais que aprendem a nadar, ou a jogar o voleibol, o basquetebol e assim sucessivamente então sempre é possível a gente estar aprendendo. O mais legal de tudo isso é que a gente tende a transformar isso num legado para a nossa vida futura, novas modalidades esportivas para praticar, e vão poder transferir isso para outros amigos, e até para sua família e seus filhos, um legado que a gente leva para a nossa vida. Espera-se que o aluno tenha aproveitado o que o aluno compartilhou dessa vídeo-aula e que a gente possa tirar o maior proveito possível das atividades físicas e esportivas da universidade.

Júlia Guimarães Ubiali, estudante de Licenciatura em Ciências Exatas - USP São Carlos.



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.