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Faculdade de Educação Física: Matéria Recreação é uma disciplina do curso superior de Educação Física.
Ela pode ser também chamada de lazer e recreação, recreação escolar, Jogos, recreação e lazer, recreação e ludicidade, etc. Aqui será dado ênfase ao jardim de infância com foco em natação e jogos aquáticos.
Os exercícios de natação exigem alguns preparos especiais. Ir à piscina (fora do jardim de infância) representa sempre uma "excursão" para a qual valem normas de conduta do professor e do grupo infantil.
Toda criança deveria aprender a nadar antes de entrar na escola.
As formas de auxílio ao ensino específico da natação são assim reunidas:
- fase preparatória
- organização
- higiene e conscientização da saúde
- equipamento e material de brincadeiras
1. Fase preparatória, concordância, motivação
A natação com um grupo de crianças do jardim da infância exige uma fase preparatória. Pelo contato permanente do educador com as crianças e seus pais, podem ser criadas condições excelentes de concordância e motivação.
- Esta concordância pode ser obtida, por exemplo, através de meios audiovisuais, como recortes de jornais, filmes, discos com o tema “água”. Pode-se incentivar a imaginação da criança através de leituras ou conversas em que são relatados acontecimentos e experiências feitas neste ambiente.
- Pode-se acrescentar motivação através de brinquedos e equipamentos produzidos pelas próprias crianças, como por exemplo, naviozinhos ou pedrinhas que elas pintam em cores variadas. Uma excursão à piscina, só para olhar, pode ter efeito positivo sobre a expectativa das crianças.
- Desta fase preparatória fazem parte as indicações sobre medidas de segurança e de higiene e as regras de conduta na piscina, sem o que não é possível realizar jogos animados ou nadar.
- Das medidas higiênicas fazem parte o banho completo, usar a toalete antes de entrar na piscina e o uso de escovas para o corpo ou toalhas de fricção.
As crianças devem assimilar estas formas de conduta e saber usá-las em diversas situações.
- As crianças, de um modo geral, sabem das diferenças entre ar e água, sabem que são dois ambientes distintos. Faça-lhes perguntas como: “Por que não podemos correr tão depressa n´água. Os pais que nadam serão os auxiliares mais qualificados.
2. Organização
Bacias com água ou piscinas plásticas são usadas regularmente no jardim da infância em dias quentes.
A segunda fase na aprendizagem da natação realiza-se, dentro do possível, numa piscina com piso reversível ou de profundidade crescente ( de 30 a 110 cm ).
O grupo de iniciantes compõem-se, no máximo de 10 a 12 crianças. Ele será orientado por um ou dois educadores, sob a supervisão de um chefe geral. Os pais devem apoiar, dentro do possível, o trabalho do grupo n´água, no vestiário e no chuveiro.
Os educadores deveriam ter o certificado de “salva- vidas” da Associação Alemã de Salva-Vidas – DLRG, com cursos adicionais de primeiros socorros, salvamento e respiração artificial e ter noções de metodologia do ensino da natação ao principiante. Estes cursos rápidos podem ser acompanhados em fins de semana ou à noite, nos moldes dos cursos de dirigentes de despostos ( Ubungsleiter ).
A duração da aula de natação deveria ser de 30 a 40 minutos. Durante todo o tempo, inclusive enquanto se encaminham à piscina, deve ser garantida a segurança dos alunos. Para isto, costuma-se usar o sistema de controle de grupos de dois, que as crianças aceitam com prazer: duas crianças cuidam-se mutuamente, uma é responsável pela outra.
Uma medida de segurança importante para o educador consiste em contar as crianças, não só na entrada e saída da piscina, como até de vez em quando durante a aula.
A disciplina de Recreação é uma disciplina em que se aprende sobre jogos e brincadeiras e também sobre atividades lúdicas que podem ser aplicadas como recreação inclusive no jardim de infância como foi dado ênfase nesse texto.
As aulas são vistas na teoria para o que vai ocorrer na prática.
Quais as dificuldades que encontrei no estudo da carrocinha?
As dificuldades consistem em entender como dar importância ao lazer e a recreação para uma melhor qualidade de vida. E também na aceitação da importância da recreação para os alunos.
Os professores cobram a elaboração de um planejamento que seja mais participativo, um rigor-científico, uma vivência teórico-prática, a realização de pesquisa e a avaliação.
Júlia Guimarães Ubiali, Licenciatura em Educação Física.
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