Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Inteligência Artificial – Curso Superior Engenharia da Computação



Inteligência Artificial foi uma disciplina de 2 créditos do curso de engenharia da computação que fiz como optativa com carga horária de 75 horas.

O que é a inteligência artificial?

A Inteligência Artificial, também conhecida pela sigla de IA, é uma área da computação- eu estudei ela no curso de engenharia da computação, mas pode-se dizer que é uma área da ciência da computação criada há décadas. Uma área também em ascensão que contribuiu muito para a IA foi a Tecnologia da Informação, também conhecida pela sigla TI. A TI foi uma área que trouxe várias novidades para a IA com os seus avanços e também dos algoritmos.

O que se estuda nesta matéria?

A inteligência artificial se encontra em um vasto campo de pesquisa de estudo da ciência da computação e engenharia da computação, que busca através de símbolos computacionais a construção de artifícios que simulem nas máquinas o que é capaz de fazer os seres humanos, como pensar e resolver problemas.

A função da inteligência artificial vai ser exatamente essa a de obter os resultados dos seres humanos nas máquinas. Alguns cientistas como Hebert Simon, um economista estadunidense que juntamente com Allen Newell recebeu o prêmio Turing da ACM pelas suas contribuições básicas à inteligência artificial, à psicologia da cognição humana, e ao processamento de listas, deram grandes contribuições à área, Hebert Simon também foi um pesquisador nos campos da psicologia cognitiva, sociologia econômica, informática, administração pública e filosofia.

Já Jonh McCarthy John McCarthy nasceu em Boston, e morreu em Stanford, na Califórnia, foi um cientista da computação estadunidense, também deu grandes contribuições para a inteligência artificial por ser ganhador do prêmio Turing de 1972 e o criador da linguagem de programação Lisp. Em conjunto eles tiveram um objetivo em comum que era o de criar um ser que imitasse a vida do ser humano.

Como são as aulas?

As aulas são teóricas e expositivas, sendo usada a resolução de problemas.

Quais são os problemas tratados com a Inteligência Artificial?

Existem 3 tipos de problemas

1. Os que não têm solução.

2. Os que têm solução algorítmica

3. Os outros….

• Aqueles em que a solução algorítmica têm complexidade

NP-Completa;

• Aqueles que o Ser Humano é capaz de resolver;

• Aqueles que os Seres Vivos são capazes de resolver.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo dessa disciplina?

As dificuldades maiores estavam nos desafios para tornar as máquinas cada vez mais humanas através dos problemas apontados e suas possíveis soluções ( se houver ) através dos cálculos efetuados.

Estudos recentes constataram sobre o que a inteligência artificial poderá afetar na vida das pessoas em 2030, é um estudo que trata de softwares e tecnologias inteligentes.

A Inteligência artificial irá nos beneficiar nos próximos 14 anos, no nosso cotidiano melhorando a qualidade de vida e a economia, entretanto ela poderá afetar outras questões sociais, e que ser claro sobre as mudanças e desafios dessa tecnologia é inevitável para que se tenha uma relação de confiança.

Dentre as áreas que poderão sofrer os impactos estão o transporte, os robôs para execução de serviços, a saúde, a educação, o entretenimento e a assistência a comunidades com dificuldades socioeconômicas.

O estudo ainda mostra que já não é tão cedo para se obter a relação da economia com a tecnologia e que todos devem discutir a respeito desses assuntos, assim como prevê as legislações e responsabilidades que dizem respeito à ela.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

Esta disciplina contribui muito para o meu curso para o entendimento dessas novas tecnologias que vêm surgindo. Quando fala da TI é muito interessante para a aplicação da Tecnologia de Informação na educação em que surge um vasto mercado de oportunidades nessa área.

O curso dessa disciplina é de engenharia da computação.

Júlia Guimarães Ubiali



Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos