Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso de Engenharia Elétrica: Circuitos Elétricos Aplicados



Esta disciplina faz parte de todos os currículos de engenharia elétrica, sempre como obrigatória em nossa grade. O que muda de um curso para outro é sua denominação, e sua ementa, que pode, por exemplo, incluir mais tópicos e se chamar circuitos elétricos 2. Ela estuda tudo sobre os circuitos elétrico de corrente alternada, que são as aplicações mais importantes dos circuitos elétricos. Assim seu principal objetivo é nos proporcionar a base para o entendimento de outras matérias relacionadas à corrente alternada, como sistemas elétricos de potência e maquinas elétricas.

O que é?

Circuitos elétricos aplicados estuda sobre os circuitos elétricos que foram os mais importantes para o nosso desenvolvimento tecnológico, que são os de corrente alternada. Assim é indispensável a um bom profissional conhecer sobre estes circuitos, pois mesmo que vá trabalhar em uma área que foque em circuitos a base de corrente contínua, é necessário ter ao menos uma noção sobre este assunto tão comum na engenharia elétrica.

Nesse caso as aulas são bem divididas em teóricas e práticas, pois como o foco é na aplicação dos conceitos é necessária uma carga maior de aulas em laboratório. Isto permite a nós alunos ter um contato mais minucioso com a montagem e análise de circuitos elétricos de um modo similar ao que veríamos no mercado de trabalho. Desse modo as avaliações tendem a ser também divididas entre provas teóricas e trabalhos práticos para que nosso aprendizado seja em todos os níveis.

Quais as dificuldades?

Dentre as dificuldades mais comuns em aula temos a dificuldade no entendimento dos conceitos mais complexos devido à uma base deficiente de conceitos simples. Isso ocorre com frequência para muitos de nós, pois muitas matérias nós passamos sem absorver completamente os conceitos importantes, isso nos traz problemas em matérias posteriores que dependem deste aprendizado para construir outros. Assim devemos sempre nos ater aos assuntos principais de cada matéria, mesmo que possam parecer sem utilidade no momento.

Muitos de nós temos problemas em relação a montagem dos circuitos em laboratório, por isso é sempre indispensável pedir ajuda ao técnico responsável ou ao professor para verificar as ligações antes de energizar nosso circuito. Isso evita muitos acidentes desnecessários e também que os equipamentos dos laboratórios estraguem.

Quais as aplicações?

As aplicações são inúmeras, as mais famosas são em nosso sistema de potência, ou seja, na rede elétrica. Assim os conceitos de circuitos trifásicos e análise em frequência são indispensáveis para aqueles que querem ter uma ênfase em sistemas de potência.

Conclusão

Assim, esta matéria se mostra como uma das mais importantes do curso de engenharia elétrica. Portanto deve-se ter muita atenção para aprender de maneira satisfatória seus conceitos mais relevantes.

Stefani Silva dos Santos, aluna de engenharia elétrica da UFOP.



Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos