Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Cálculo com Geometria Analítica. Faculdade Engenharia Mecânica



O que esperar da disciplina?

A disciplina de Cálculo com Geometria Analítica, ou simplesmente Geometria Analítica, é umas das disciplinas base para o curso de engenharia. A disciplina aborda resoluções de problemas envolvendo vetores ou segmentos orientados no plano cartesiano, com duas e três dimensões.

A disciplina aborda, dentro desse tema, a definição de vetores e segmentos orientados, operação com vetores, representação desses vetores, propriedades dos vetores. Seguindo para o sistema de coordenadas, podemos analisar o conjunto de mais vetores, dependência e independência linear, equações vetoriais de retas, transformações lineares e mudanças de bases. Seguindo para o sistema de planos, analisamos se dois ou mais vetores são coplanares ou não, e se formam paralelogramos ou não – com uso de produto escalar, produto vetorial e produto misto, além de equações desses planos.

Qual o nível de dificuldade e dedicação exigidos pela disciplina?

A disciplina de Cálculo com Geometria Analítica, como qualquer outra disciplina de cálculo da graduação de Engenharias no geral, exige nível máximo de dedicação e estudo.

Recomenda-se conhecimento e familiaridade com cálculos aritméticos e algébricos, ou seja, se o conteúdo não está bem trabalhado, treine antes de iniciar a disciplina. Na UFABC, esta disciplina apresenta muita manipulação algébrica, portanto não há condição de cursar a disciplina sem saber – e muito bem. Ao final de cada aula expositiva, é necessário que o aluno tenha dedicação e tempo para realizar exercícios e listas de exercícios para fixar bem o conteúdo antes da próxima aula expositiva. A disciplina não é fácil, está longe de ser pouco trabalhosa, e exige dedicação máxima com estudos individuais.

Qual a melhor maneira de estudar para esta disciplina?

Eu, como aluna de engenharia, recomendo fortemente que você assista todas as aulas expositivas e faça sempre os exercícios propostos em cada aula. Não é possível acumular conteúdo para exercitar posteriormente, pois o conteúdo é extenso. Vídeo aulas também podem ser de boa ajuda caso o seu professor não tenha uma didática muito clara, ou não tenha didática nenhuma – não é difícil se deparar com professores deste tipo nos cursos de exatas.

Recomento, também, como foi dito no tópico anterior, relembrar os cálculos algébricos e aritméticos antes de iniciar a disciplina. É preciso que isto esteja bem claro e quase que mecanizado em você.

Qual bibliografia recomendada?

Os professores de cálculo, no geral, seguem todos uma única bibliografia. No caso dos professores da UFABC, utilizam quase que sempre a bibliografia básica – ou associação dela com outras: BOULOS, P. / OLIVEIRA, I. C. – Geometria Analítica (um tratamento vetorial) – McGraw-Hill – SP. Porém, isso depende da universidade e do docente do curso, por isso é importante verificar qual a bibliografia recomendada pelo seu professor, em particular.

Eu, particularmente, prefiro não estudar por este livro, pois, além de confuso, é maçante e difícil de entender. Você pode também consultar outros livros de sua preferência dentro do âmbito da Geometria Analítica.

É claro que tudo se torna menos complicado se a sua universidade disponibiliza exemplares em sua biblioteca, pois a bibliografia básica ajuda – e muito – no andamento da disciplina, principalmente caso o docente do curso não seja tão claro nas exposições ou, como é muito comum na UFABC, ele seja estrangeiro e não seja possível entender claramente o que é dito em aula.

No caso de não encontrar a bibliografia recomendada pelo docente, ou outra similar que te agrade, na biblioteca da sua universidade, recomendo assistir vídeo aulas online ou estudar em grupos de alunos, que contribui bastante para o bom andamento do curso. O importante é identificar qual a sua melhor maneira de estudar, para que o tempo seja aproveitado de maneira ótima e seu desempenho na disciplina possa ser ótimo, também.

Erika Mendes Daniel, estudante de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do ABC.



Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos