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Faculdade de Filosofia: Disciplina: currículo escolar

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Faculdade de Filosofia: Disciplina: currículo escolar é uma disciplina do curso superior de Filosofia.



Da filosofia nasceram todas as ciências e as ciências nascem a partir de um questionamento, de um problema, de uma dúvida. É exatamente a partir disso que surgem as possíveis soluções para esses problemas. O currículo escolar é formado por essas ciências que ao longo do tempo, das observações e pesquisas foram aprimorados. Essa uma disciplina do curso de Licenciatura Plena em Filosofia da UEPA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ), é uma matéria obrigatória, tem a carga horária de 80 horas e, é uma disciplina de cunho teórico.

O que é a filosofia no currículo escolar?

A filosofia desperta o conhecimento critico-reflexivo e, é a base para o sujeito ter uma consciência critica, mas ao longo do tempo essa disciplina foi sendo deixada de lado, pois é um saber teórico e não prático. A sociedade capitalista educa para o trabalho, para saberes práticos e que submetem a manipulação e a submissão. A importância da inserção dessa disciplina nos currículos escolares e de uma relevância incomparável, pois o saber filosófico, desperta a sociedade do seu sono de alienação e traz para uma realidade onde o sujeito deixa de ser apenas passivo, mas também se torna ativo. Um agente transformador de sua realidade, que busca ideias outrora esquecidos como a justiça, a ética, a moral, os direitos e deveres dentro da sociedade.

O que se estuda nesta matéria?

A disciplina currículo escolar é relevante em muitos aspectos, pois demostra as leis que tornaram obrigatório a filosofia na grade curricular do ensino médio. Estuda o artigo 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e mais adiante a promulgação da lei n° 11.684 de 2 de junho de 2008 que torna obrigatório o estudo da filosofia e sociologia no ensino médio.

Como são as aulas?

O professor cobra a leitura das leis e debate sobre a compreensão do período histórico antes da obrigatoriedade e depois da obrigatoriedade. O currículo escolar deve não apenas injetar conhecimento nos alunos, mas também incentivar os alunos a produzirem conhecimento, esse é o papel da filosofia. A disciplina que trata dos currículos escolares na área da filosofia aborda o que deve ser tratado com os alunos no ensino médio: Conteúdos, didática, formas de contextualização de cada conteúdo e o incentivo do dialogo e do debate entre o professor e o aluno em sala. A aula é teórica e existem debates frequentes entre o professor e os alunos.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo da disciplina currículo escolar?

A principal dificuldade encontrada é entender a forma como o MEC passa esse conhecimento nos livros didáticos, pois é deixado de lado o conhecimento de cada pensador e é enaltecido um bojo de conhecimentos fragmentados, retalhos de conhecimento, o que faz o aluno se desinteressar pelo conhecimento do todo. Outra dificuldade é qualificação do professor que ministra a disciplina, pois alguns possuem títulos, mas não tem a capacidade de ensinar, por falta de metodologias para se trabalhar filosofia.

O que os professores da universidade mais cobram?

O professor cobra a leitura das leis e debate sobre a compreensão do período histórico antes da obrigatoriedade e depois da obrigatoriedade. Levando em conta o período da ditadura militar no Brasil e sua repercussão no decorrer dos anos fazer uma analise de como a filosofia é tratada em cada época.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

A filosofia é a busca da verdade, é a busca da luz em meio às trevas da ignorância, é sair da zona de conforto para se deparar com a verdade indesejada, mas também é a libertação das trevas para a luz tal como o mito da caverna de Platão. Inserir essa disciplina nos currículos escolares é reconhecer que sem “a mãe” de todos os saberes que é a filosofia, não podemos seguir, pois só quem esteve nas trevas há muito tempo sabe o valor que tem a luz. É de suma importância que os conteúdos sejam ministrados com imparcialidade e sem dissimulação dos conteúdos propostos no currículo escolar, por isso essa disciplina contribui para entender e compreender a importância dessa disciplina nos currículos escolares.

Sandra Regina Rodrigues Teixeira – Graduada em Filosofia pela UEPA



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