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Fundamentos Socioantropológicos da Educação. Faculdade de Geografia é uma disciplina do curso superior de Geografia.
Sociologia estuda o convívio entre pessoas, Antropologia estuda a diversidade social dos povos, logo, socioantropologia é o convívio de pessoas respeitando a diversidade de cada um. E para se estudar este convívio, existem meios regras, existem fundamentos. E veremos a necessidade de se entender a importância desses fundamentos para uma boa interação entre pessoas.
Inicio de aulas em curso superior, escolhi geografia pois sempre gostei de mapas, dos desenhos dos países, mas quando comecei a estudar logo vi que a geografia no curso superior não parecia nada com a matéria que e tive no ensino médio. Quando me apareceu esta matéria, que no início até para falar o nome eu me enrolava, deu vontade de desistir.
O professor entrou na sala de aula e começou a explicar o que era educação, respeito e tolerância no meio escolar, mapa da educação, população alfabetizada, educação como fenômeno social, estudo sociológico, antropologia. Sinceramente eu não entendia o motivo dessas aulas, e fiz a pergunta, se estava fazendo um curso de geografia porque eu precisava saber dessas coisas, ele simplesmente disse esses são os fundamentos socioantropologicos da educação, e servem para várias coisas dentro da geografia, como por exemplo a geografia urbana utiliza os fundamentos socioantropologicos.
Estudar e entender o papel de cada fundamento da socioantropologia é fundamental para o processo educacional, pois se não soubermos as diversidades de cada povo não se consegue interagir.
No início não achei as aulas agradáveis pois tinha que ler muito e até aquele momento não estava acostumada a leitura, mas o professor nos explicou a importância da leitura nesta matéria.
O curioso que eu pensava que só havia diferenças entre países, pois eu tinha em mente que a maior diferença entre povos era o idioma, mas a diversidade que existe no pais é enorme, cada região tem um costume, uma maneira de falar, tem suas características próprias. Vimos a grande diferença que existe aqui mesmo no pais.
Vendo esta diferença que existe dentro do pais comecei a perceber a importância dos fundamentos socioantropologicos da educação, pois existe uma migração muito grande, e a maioria das migrações ocorrem das regiões norte e nordeste para a região sul e sudeste.
E como disse a cultura nas regiões é grande, e respeitar isso, conhecer o mínimo que seja é de extrema importância para a integração entre pessoas, e nos que estávamos nos formando para sermos futuros educadores.
As aulas eram cem por cento teóricas, tínhamos muita leitura, porém, as aulas eram fascinantes estudas as diferenças entre os povos, e o mais incrível como isso era importante na geografia. Ver o quanto o Brasil é multicultural. É incrível.
A cada aula eu digo por mim, mas conversando com meus colegas em sala, posso dizer que a opinião de todos era a mesma sobre a matéria. Todos gostavam demais. Nos dedicávamos muito pois a matéria era prazerosa.
As aulas eram tranquilas em relação a matéria não tive dificuldades, a minha dificuldade foi me acostumar a ler muito, pois como as aulas eram teóricas liamos e escrevíamos o tempo todo. Mas como disse essa dificuldade só ocorreu no início. E até hoje eu adquiri o prazer em ler.
Para tudo na vida existem regras, e a mais importante regra é o respeito que devemos ter com as pessoas, podemos não gostar de certas coisas, mas devemos respeitar a diversidade existente no pais e no mundo, em um tempo em que a globalização está em no alge; não devemos esquecer o respeito as pessoas, e aprender os fundamentos socioantropologias já é um início. Pois os fundamentos da socioantropologia educacional, nos ensina a respeitar e entender as diversidades.
Aparecida Cristina da Silva, graduada em 2011, Universidade Anhanguera
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