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Faculdade de Geografia: Geomorfologia

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Faculdade de Geografia: Geomorfologia é uma disciplina do curso superior de Geografia.



A disciplina de Geomorfologia possui caráter obrigatório para ambas as modalidades de curso: Licenciatura e Bacharelado; possui carga horária de 64hrs dividas entre teórica (48hrs) e prática (16hrs) que normalmente se dá na forma de dois a três dias de aula de campo. A Universidade Federal do Ceará (UFC) a oferta a partir do 3º semestre e tem como pré-requisitos Geologia Geral, uma disciplina de caráter obrigatório ofertada no 1º semestre pelo departamento de Geologia.

Percepção Discente sobre a Disciplina de Geomorfologia: da compreensão do conteúdo à aplicação da avaliação

A disciplina de geomorfologia se apresentou como um desafio no sentido de possuir muitos termos, definições e processos a serem aprendidos em relativamente pouco tempo e as primeiras aulas consistiram, naturalmente, em uma apresentação da disciplina: o que é a Geomorfologia, seu objeto, importância, histórico e aplicações. A partir deste primeiro contato o professor começou a abordar a formação do relevo (processos endógenos, exógenos); destacando a importância – e diferenciando - cada um deles (tectonismo, intemperismo, denudação, etc.), bem como os tipos de estruturas e a forma como evoluem; sendo os tipos de estrutura e relevos derivados especialmente e quase exaustivamente examinados. Os processos exógenos de elaboração do relevo são os que mais ocupam tempo para ser compreendidos e que mais exigem de nós estudantes atenção e dedicação. É importante ressaltar que embora a disciplina de Geomorfologia trate da ação do clima no relevo, este também é objeto de estudo em outra disciplina obrigatória para o bacharelado: Geomorfologia Climática.

A avaliação foi feita em três etapas: duas provas teóricas e o relatório de campo.

As provas teóricas comumente incluíam questões que exigiam não apenas que se diferenciasse tipos de relevo (compreendendo suas características, formação, etc) como também que os mesmos fossem desenhados (ex: Ilustre os tipos de Estrutura de uma Bacia Sedimentar e os descreva); questões deste tipo eram mais complicadas para alguns alunos do que para outros pois envolvia, mesmo que minimamente, alguma habilidade artística. Questões que possuíam gravuras (como um vale com morro testemunho, rios, etc) exigiam que se identificasse as estruturas e as descrevesse, algumas vezes também mencionando os processos envolvidos em sua formação. Eram poucas as questões puramente dissertativas, o que tornava as avaliações extensas e cansativas.

Entre a Teoria e a Prática: a importância da aula de campo no estudo de Geomorfologia

Durante a disciplina era comum que o professor ressaltasse que muitos dos conteúdos vistos em sala de aula só poderiam ser melhor compreendidos com a aula de campo que, para nossa turma, se daria somente ao final da disciplina. Dito isto, ressalto dois fatos que me parecem interessantes: o primeiro é que a aula de campo me pareceu vital para poder compreender melhor vários objetos de estudo (como fatores da geomorfogênese e morfodinâmica, por exemplo).

Nossa aula de campo teve como ponto de partida a cidade de Fortaleza e percorremos parte do litoral (a praia de Canoa Quebrada a fim de compreender a diferente atuação dos processos exógenos no litoral); interior do estado dando especial atenção ao município de Quixadá (pela presença do campo de inselbergues) e ao maciço de Baturité (região de enclave úmido que representa uma paisagem de exceção).

É também durante a aula de campo que é percebido nitidamente o uso e a ocupação das áreas e como a ação antrópica pode se relacionar com o relevo, muitas vezes modificando-o.

Conclusão

A geomorfologia é uma das disciplinas que podem ser chamadas de “espinha dorsal” da geografia física, mesmo que formalmente o maior contato com a mesma se dê através da disciplina, os temas e assuntos abordados nela serão vistos e revistos várias vezes no decorrer do curso e, para os bacharelandos, possivelmente também durante a vida profissional. Dito isto, destaco que a aula de campo é vital para que o aluno consiga visualizar e compreender de fato os assuntos abordados em sala de aula de forma a ter um ótimo aproveitamento da disciplina.

Rebeca Gadelha - Bacharelando em Geografia UFC CE



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