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Faculdade de História: Disciplina História Antiga

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Faculdade de História: Disciplina História Antiga é uma disciplina do curso superior de História.



História Antiga é a disciplina que estuda as civilizações que nos relegaram elementos para a formação da sociedade ocidental, como a língua, costumes, filosofia, instituições políticas, valores, etc. Ela é ministrada em dois semestres que, comumente, abordam a Mesopotâmia, o Egito Antigo, a Grécia Antiga e Roma.

O que é?

Há discussões sobre a definição temporal da Antiguidade e a partir de que momento é tarefa do historiador estudá-la.

Quando, no século XIX, a disciplina tornou-se um curso universitário e o historiador passou a ser considerado um profissional, havia um consenso de que os documentos escritos eram as nossas únicas fontes de trabalho. Esta postura defendia, portanto, que povos que não dominassem a escrita não possuíam história e era papel de outras profissões estudarem estes grupos.

De certa forma, a nossa grade curricular reflete ainda esta visão, pois a primeira civilização que estudamos na faculdade é a mesopotâmica, na qual a escrita teria surgido como instrumento para a administração pública há cinco mil anos. Raramente há disciplinas que tratem da “pré-história”, mesmo que nos seja cobrado posteriormente, como professores, o ensino deste conteúdo no ciclo básico.

Por outro lado, os docentes de História Antiga hoje procuram trabalhar não apenas com documentos escritos, apesar deles ainda serem preponderantes. Um dos aspectos mais interessantes do curso, por exemplo, é a presença e análise de artefatos arqueológicos. É impossível ignorar a importância que a Arqueologia possui para o estudo destas civilizações: os vestígios encontrados não são apenas meras peças de curiosidade, mas por vezes são as únicas fontes para estudar certos assuntos. A escrita era dominada por poucos, mas os objetos faziam parte do cotidiano daquelas sociedades. A disciplina nos instiga a pensar na importância da materialidade no nosso dia- a - dia.

No geral, o conteúdo programático da disciplina está dividido em Oriente Próximo (Mesopotâmia e Egito) no primeiro semestre e Mundo Clássico (Grécia e Roma) no segundo período, fazendo com que você estude alguns milênios em menos de um ano. Por isso, os professores não se deterão na caracterização de cada período histórico destas civilizações – como a escola e o livro didático fazem -, mas debaterão os modelos políticos, a estrutura social, aspectos culturais, etc. Assim, eu recomendo que você tenha sempre em mãos os “livros-manuais”, que são as obras historiográficas tradicionais que são mais factuais, para conseguir contextualizar as análises feitas em sala de aula.

Antiguidade Tardia

Dividir a história da humanidade em épocas e delimitar quando uma termina e outra começa são tarefas difíceis e geram bastantes discussões entre os historiadores. A maioria das obras didáticas adota o ano de 476 d.C. como o fim da Idade Antiga, quando há a queda do Império Romano do Ocidente.

Na faculdade, esta discussão é mais complexa e você vai se deparar com o conceito de Antiguidade Tardia. Seja nas últimas aulas de História Antiga ou nas primeiras de História Medieval, você descobrirá que há um consenso que entre estas duas épocas há outro período, marcado por transformações profundas na Europa e delimitado por alguns historiadores entre os séculos IV- VIII. É um assunto que vale a pena ser estudado com atenção, pois confronta o que aprendemos na escola.

E nós, da América?

Na grade curricular, a História Antiga ocupa o papel de tratar da formação da sociedade ocidental e as contribuições que as civilizações orientais e clássicas nos relegaram. É inegável que somos herdeiros destes povos, mas não apenas deles: é uma visão eurocêntrica e que não leva em consideração, por exemplo, os povos ameríndios.

Desde os anos 2000, o ensino de História e cultura indígenas é obrigatório no ensino básico e muitas escolas inserem o estudo destas civilizações no 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, junto ao ensino da tradicional História Antiga. Porém, isto não se reflete na nossa grade curricular: na minha faculdade, não há disciplinas obrigatórias sobre esta temática, apenas uma optativa sobre América Pré-Colombiana. Recomendo que você busque formação sobre o assunto, mas que também leve esta demanda para a sua faculdade.

Conclusão

História Antiga é uma disciplina que exigirá do estudante o contato com novas fontes e narrativas historiográficas, sendo também uma aula de Metodologia de História. Aproveite isto!

Ana Paula Santana Bertho, graduanda em História pela Universidade de São Paulo.



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