Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Literatura Portuguesa: Poesia. Curso superior de Letras



As disciplinas de Literatura Portuguesa na UERJ-FFP são divididas em duas partes: Literatura Portuguesa I (prosa) e Literatura Portuguesa II (poesia). Nesse artigo tratarei sobre a segunda. Que, inclusive, foi a que mais gostei e uma das que recordo com mais carinho da época do meu curso.

A matéria focou no estudo de Fernando Pessoa e seus heterônimos,que são: Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro. Ou seja, a literatura modernista em Portugal.

1) Minha Experiência

Tentei lembrar em qual período fiz essa disciplina, porém simplesmente escapou da minha memória. A faculdade sugere que as literaturas portuguesas sejam feitas a partir do terceiro período, depois de passar pelas matérias de Teoria Literária I e II (a grade de Letras e Literatura tem até Teoria Literária III).

As aulas eram boas, mas, como amante da poesia, sou suspeita para falar. Era interessante, pois tínhamos essa matéria com uma professora portuguesa mesmo e levou em torno de duas semanas para eu me acostumar com a sua pronúncia.

A maioria dos alunos achava essa professora rígida e, sim, ela era. Mas não de um jeito ruim, ela cobrava bastante da turma. Mas as suas aulas sempre motivavam os alunos a participarem e também a interpretarem as obras literárias. E algumas vezes acontecia um longo debate (saudável) quando os estudantes tinham visões diferentes sobre o poema. E, como você deve imaginar, eu era uma das pessoas envolvidas no debate. As poesias eram reunidas em uma apostila. Infelizmente, quando organizei meu material de todos os períodos cursados, acabei desfazendo-me da mesma sem perceber. Uma pena, porque ela era bem completa.

2) O Currículo

A Disciplina tratava da poesia modernista de Portugal, focando em Fernando Pessoa. Durante as classes estudamos diversos poemas deste autor, incluindo os escritos “por ele mesmo” e os que escreveu com seus heterônimos.

As avaliações consistiam em discorrer sobre os poemas estudados a partir da apostila feita pela professora e também em nota pela participação durante as análises dos textos na sala de aula.

– Ementa da Disciplina

• Objetivos:

a) Analisar poesias de autores cânones em sua época.

b) Observar o lirismo modernista.

c) Entender a produção de literatura nos contextos filosóficos, culturais e históricos.

• Ementa:

Estudo sobre a poesia da metade do século XIX até a metade do século XX.

3) Conclusão

Gostei bastante de fazer essa disciplina, foi uma das minhas favoritas em toda a faculdade. Claro que se você tiver dificuldade com análise de poemas, essa matéria será um desafio, mas nada que seja impossível de realizar com foco e esforço.

Beatriz Ramirez, graduada no curso de Letras Português/Inglês pela UERJ-FFP.



Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos