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Faculdade de Matemática: Introdução à Computação e suas aplicações na Educação

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Faculdade de Matemática: Introdução à Computação e suas aplicações na Educação é uma disciplina do curso superior de Matemática.



A disciplina de Introdução à Computação e suas Aplicações na Educação é uma disciplina do curso de Licenciatura em Ciências Exatas em qualquer habilitação, ou seja no seu núcleo geral. É uma disciplina obrigatória de 2 créditos.

É uma disciplina que utiliza meios tecnológicos e computacionais aplicados à educação, com o desenvolvimento de serviços educacionais semânticos em que possuem conhecimento pedagógico com interfaces inteligentes e adaptáveis, personalização de conteúdo e aprendizagem efetiva e duradoura.

O que se estuda na disciplina de Introdução à Computação e suas aplicações na Educação?

Na disciplina de Introdução à Computação e suas aplicações na educação se estuda sobre os ambientes educacionais na web, como o Moodle, Sakai e WebCT, que ocorre na 1ª geração com o Foco no gerenciamento do conteúdo já na 2ª geração ocorre o Foco no ensino personalizado com os sistemas hipermídia adaptativos e sistemas tutores inteligentes e com o Foco na Aprendizagem a Qualquer momento, em Qualquer lugar e para Qualquer pessoa (AQQQ) e na 3ª geração ocorre a Web Semântica com a Sustentabilidade e a Desmistificação da Pedagogia com a formalização de métodos e teorias e a separação do que funciona e do que não funciona.

Como são as aulas?

As aulas são de duas horas, das 19 horas às 20 horas e 40 minutos ou das 21 horas às 21 horas e 40 minutos, em algum dia da semana que pode ser conciliado com outra disciplina de 2 créditos.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Um modelo de projeto da disciplina está em formar os grupos para criar o documento do plano de aula e o material de aprendizado, dividindo suas atividades em 4 etapas:

  • Análise,
  • projeto,
  • desenvolvimento,
  • implementação,
  • avaliação.

Na fase de Análise:

  • Identifique um tópico e discuta um problema de aprendizagem atual
  • O problema pode ser no método de ensino, no conteúdo, ou no processo de criação

Na fase de Projeto:

  • Nesta fase você irá propor uma solução para o seu problema descrito na fase anterior, sem se restringir aos seus conhecimentos atuais do scratch.
  • Crie protótipos, ou seja, deixe claro como o aluno e o professor iriam se comportar e que tipo de material seria necessário criar
  • Novamente seja bem específico e detalhado

Na fase de desenvolvimento

  • Utilize seus conhecimento em scratch para tentar desenvolver os materiais propostos
  • Estude como o scratch funciona lendo tutoriais, e peça ajuda ao professor se necessário.
  • Caso não consiga desenvolver o que deseja, deixe anotado o que não foi possível fazer.
  • Identifique como eles serão utilizados para resolver o problema identificado na fase anterior – Mostre como ele será inserido no planejamento da aula

Na fase de implementação

  • Teste o seu programa criado no scratch com 5 pessoas (pode ser os colegas de sala ou não)
  • Observe como eles reagem. Faça perguntas sobre as impressões das pessoas quanto ao material desenvolvido
  • Anote os comentários (sejam eles bons ou ruins) e as sugestões de melhorias

Na avaliação

  • Apresentação em sala de aula contando as experiências e desafios do processo de criação

Qual a contribuição da disciplina?

A contribuição dessa disciplina para o meu curso superior está nos benefícios da computação para a educação, com a contribuição da aprendizagem colaborativa com grupos de alta performance

  • Fácil colaboração
  • Motivação
  • Comprometimento

Gerando

  • Melhor planejamento de atividades
  • Melhor rendimento
  • Aprendizado mais duradouro
  • Todos se beneficiam (win-win)

E na avaliação automatizada ocorre o acompanhamento da aprendizagem, com um diagnóstico eficiente, uma fácil verificação das dificuldades de aprendizagem e medidas preventivas orquestradas. Sendo uma avaliação formativa e somativa.

Sobre o curso

É um curso que possui um núcleo geral, incluindo disciplinas das diversas áreas das ciências e depois é dividido em 3 habilitações: de matemática, de física e de química, sendo possível lecionar na área da habilitação escolhida e na área de ciências para o ensino fundamental.

 

Júlia Guimarães Ubiali, estudante de Licenciatura em Ciências Exatas - USP São Carlos.



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