Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Faculdade de Veterinária: Farmacologia

Home » Medicina Veterinária

Faculdade de Veterinária: Farmacologia é uma disciplina do curso superior de Medicina Veterinária.



Na minha opinião a farmacologia foi uma das disciplinas mais difíceis que eu vivenciei na faculdade. Eu passei de primeira, mas raspando. Aliás todo mundo que passa na disciplina não é com excelentes notas, a maioria que passa fica na média. O que já é muito bom, já que muitos acabam tendo que fazer novamente. Tive colegas que repetiram mais de uma vez, inclusive.

Não estou querendo colocar medo em ninguém. Longe disso. A matéria é muito importante e interessante. Mas requer muito estudo e atenção.

Tive professores muito exigentes e como a disciplina é no circuito básico da faculdade, ainda pega a gente um pouco imaturo, despreparado.

Conceito de Farmacologia

A farmacologia, como o próprio nome já diz, é o estudo dos fármacos. Ou seja, o estudo das substâncias químicas e sua ação no organismo vivo.

Para isso, é preciso conhecer e entender a origem, as propriedades físico-químicas, a absorção e a distribuição das substâncias no organismo, seu mecanismo de ação, as transformações que sofrem e a forma de eliminação.

Também engloba o uso e os efeitos, ou seja, como agem no ser vivo modificando de alguma maneira as suas funções.

Em farmacologia veremos muitos conceitos importantes como: Fármaco, droga e medicamento, remédio; Farmacodinâmica, farmacocinética, farmacotécnica e farmacognosia; Toxicologia; Posologia, dosagem e dose; Entre outros.

Tópicos estudados

São estudados os seguintes tópicos: Introdução à farmacologia; Ação farmacologia geral das drogas; Mecanismo de ação das drogas; Absorção, distribuição e ligação das drogas; Biotransformação das drogas; Excreção das drogas; Vias de administração das drogas; Agentes colinérgicos e anticolinérgicos; Agentes adrenérgicos; Agentes anti-adrenérgicos; Anestésicos locais; Bloqueadores neuromusculares; Anestésicos gerais; Hipnóticos e sedativos; Hipnoanalgésicos; Estimulantes do sistema nervoso central; Digitálicos e vasodilatadores; Agentes antiarrítmicos; Diuréticos e antidiuréticos; Coagulantes e anticoagulantes; Drogas que atuam no sistema digestório; Drogas que alteram o metabolismo animal; Hormônios; Drogas que alteram a reprodução animal; Anti-inflamatórios não-esteroidais; Anti-inflamatórios esteroidais; Quimioterapia antibacteriana, antifúngica e antiviral; Quimioterapia das doenças parasitárias; Drogas antiprotozoárias.

Metodologia de ensino

Não tem muito como escapar, essa disciplina envolve muito conteúdo. As aulas são teóricas e algumas práticas, com recursos audiovisuais e muito material de apoio (literatura para leitura individual).

Dificuldades no estudo da Farmacologia

Mesmo que os professores sejam muito legais, a maior dificuldade dessa disciplina é o conteúdo. É muita coisa para aprender e decorar.

Imagine o seguinte: Temos que aprender sobre as substâncias e todos os conceitos, qual o mecanismo de ação de cada uma delas em cada sistema (aí entra a lembrança da fisiologia, anatomia, histologia, citologia etc), As doses a serem utilizadas e suas consequências; As diferentes formas de apresentação de cada medicamento (comprimidos, drágeas, pílulas, cápsulas, xaropes, elixir, emulsão etc; Os nomes das medicações (nome comercial, nome genérico e o nome químico); E seus usos (interno, externo, parenteral, local, sistêmico etc).

Na vida profissional até vamos dispor de muita ajuda de compêndios ou mesmo do computador a disposição para pesquisas. Mas na disciplina não tem consulta, tem que decorar tudo!

Conteúdo das provas

Haja conteúdo! A cobrança é feita com base nos casos clínicos e perguntas bem específicas que envolve realmente a memorização do assunto, tipo: qual o medicamento para isso, de que tipo ele é, qual a posologia correta, nome científico, entre outros.

Conclusão

Tirando todo esse desgaste emocional e físico durante o curso, diria que é fundamental. Sem os conhecimentos em farmacologia fica difícil até fazer uma pesquisa, por exemplo.

Quer dizer, por mais que a gente na prática não vá usar todo esse conteúdo ao mesmo tempo, faz toda a diferença entender a farmacologia como um todo. É como se a disciplina nos prepara-se para agir com critério e cuidado nas escolhas de tratamento. Muitas vezes, nas urgências, não vamos ter tempo de confirmar um medicamento ou tirar dúvidas. Isso é importante saber.

Mas a disciplina nos dá uma boa base e na prática, no dia-a-dia, iremos expandir esse conhecimento de acordo com a rotina de trabalho e da área de atuação que escolheremos.

Ana Carolina Braga. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Facebook: https://www.facebook.com/anacarolinabbraga



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.