Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Faculdade de Veterinária: Disciplina Patologia

Home » Medicina Veterinária

Faculdade de Veterinária: Disciplina Patologia é uma disciplina do curso superior de Medicina Veterinária.



A patologia Veterinária é uma disciplina muito extensa, Na faculdade geralmente está dividida em dois períodos e duas disciplinas: Patologia Geral e Patologia Especial. Também conhecida como Anatomia patológica.

Em Patologia Geral estudamos as possíveis lesões, suas causas e consequências; E em Patologia Especial, estudamos como interpretar os achados (lesões) e estabelecer um diagnóstico.

Conceito de Patologia

Patologia, segundo a origem (etimologia) da palavra, é composta pelo prefixo “Pathos”, que significa sofrimento ou doença, e do sufixo “Logos”, que significa estudo, ambos de origem grega.

Então, podemos dizer que Patologia é o estudo das doenças em geral.

Tópicos estudados

São estudas as doenças. Mas antes de chegar nesse estudo é preciso conhecer as alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos, determinados pela doença, na tentativa de explicar as razões e a localização dos sinais e sintomas. Só assim e através do diagnóstico conclusivo poderemos fornecer uma base para um bom atendimento clínico e um tratamento eficaz das lesões e enfermidades.

Por isso é necessário dividir a disciplina em Patologia Geral e Especial.

Primeiro estudamos a Patologia Geral, cujos tópicos são:

  • Lesão celular
  • Ciclo celular e alterações adaptativas das células
  • Neoplasias
  • Alterações circulatórias
  • Inflamação
  • Reparação e regeneração
  • Teratologia
  • Litíases e concreções
  • Alterações das pigmentações

Além de outros aspectos da Patologia, como a Patologia Cirúrgica, a Medicina Legal, entre outros.

E no semestre seguinte temos a Patologia Especial ou visceral, onde estudamos a princípio as técnicas de necropsia (estudos “post morten”) e as alterações cadavéricas, os principais tumores, Além da patologia (estudo das doenças) específica de cada órgão ou sistema.

Metodologia de ensino

Tanto na Patologia Geral quanto na Especial o conteúdo é dividido em aulas teóricas e aulas práticas.

As aulas teóricas envolvem muito material visual (fotos e vídeos) e as aulas práticas são basicamente de estudos macroscópicos (necropsias e biópsias) e microscópicos (histopatologia e diagnostico).

Dificuldades no estudo da Patologia

Na verdade não encontrei muito dificuldade nessas disciplinas. A não ser o fato comum à faculdade de medicina veterinária: É preciso estudar muito!

Acho que a única coisa que perturba um pouco no começo é que pela primeira vez encaramos o animal morto e estudamos a fundo os aspectos da morte. É difícil sobretudo para os mais sensíveis e os que amam os animais.

Mas como tudo na vida a gente se acostuma e acaba fascinado pelo conhecimento e a interdisciplinaridade.

É quando saímos do circuito básico de disciplinas da faculdade e entramos para o profissional. Dá um frio na barriga e um medo de não conseguir, mas todo mundo (mesmo que alguns protestem bastante com relação ao uso de animais nas aulas práticas) acaba entendo que é um mal necessário e sobrevive a disciplina.

Conteúdo das provas (o que os professores costuma cobrar)

Os professores costumam cobrar muito a memorização de nomes de doenças e seus agentes, aspectos morfológicos importantes para o diagnóstico e a diferenciação de lesões e de enfermidades.

Geralmente também fazem provas práticas, que envolvem a visualização de lâminas, com a determinação dos diagnósticos prováveis e também os aspetos morfológicos e as técnicas de necropsia.

Conclusão

Embora a não seja a escolha da maioria dos estudantes de medicina veterinária, a profissão de Patologista Veterinário é muito importante.

Os Patologistas Veterinários, atuam em saúde pública, e protegem, promovem e previnem a saúde humana e a do animal. Sua atuação envolve: Diagnóstico de doenças nos animais de companhia e dos animais silvestres; Diagnóstico de doenças nos animais de produção, que influencia diretamente no consumo dos produtos de origem animal, garantindo a segurança dos alimentos; Contribuição para a descoberta e avaliação da segurança no uso de medicamentos; Condução de pesquisas; Entre outros.

Mesmo que não nos tornemos patologistas, os conhecimentos adquiridos são fundamentais no dia a dia profissional, mesmo para quem escolhe trabalhar com clínica de pequenos animais, por exemplo. A disciplina fornece meios para que o clínico consiga rapidamente fazer pequenos diagnósticos e achar soluções imediatas para pequenos problemas.

E se precisar de um suporte maior pode recorrer a um colega Patologista.

Ana Carolina Braga. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Facebook: https://www.facebook.com/anacarolinabbraga



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.