Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Nutrição: Bioquímica Metabólica



O que é a Bioquímica Metabólica?

A Bioquímica é a ciência que estuda os processos químicos realizados nas células dos seres vivos. Durante o estudo desta componente o profissional nutricionista tem conhecimento do metabolismo dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) e como estes nutrientes podem ser transformados em energia para a movimentação do corpo e manutenção do metabolismo ou nos diversos processos metabólicos. Há também a percepção do papel dos micronutrientes, as vitaminas e os minerais, como coadjuvantes na degradação energética.

O que é estudado?

As principais componentes que são estudadas nesta disciplina são:

  • O metabolismo (os conceitos básicos);
  • O metabolismo de carboidratos (a glicólise, a glicogênese, a gliconeogênese, a glicogenólise, a fermentação, o ciclo de Krebs, a cadeia respiratória e a fosforilação oxidativa);
  • O metabolismo de aminoácidos (a transaminação e a desaminação);
  • O metabolismo de proteínas;
  • O metabolismo dos lipídeos (o metabolismo do colesterol, os corpos cetônicos, os triagliceróis e as lipoproteínas);
  • A integração metabólica;
  • As vitaminas e os Minerais.

As principais dificuldades no estudo da Bioquímica Metabólica

O vocabulário utilizado nos materiais para pesquisa e suporte da matéria utiliza palavras de difícil compreensão e a própria matéria é um tanto quanto complicada para se ter o entendimento. A dica é que sempre que não entender algo pergunte. Não saia da aula sem ter entendido o que foi passado, pois durante os exercícios mais duvidas irão surgir, e cada componente da disciplina está interligada a outra.

O que é cobrado dentro da disciplina?

As formas avaliativas são os trabalhos escritos ou apresentações orais, atividades realizadas em sala de aula ou tarefas de casa, provas discursivas e/ ou de múltipla escolha. Os ciclos dos metabolismos dos nutrientes são bem explorados nas discussões e avaliações, pois são cruciais no entendimento de como os alimentos são absorvidos e transformados em energia ou armazenados no corpo humano.

Outras informações

O nutricionista que atua na segmentação do esporte, dando o necessário suporte a atletas e desportos, possui um envolvimento dinâmico com a bioquímica metabólica, pois seus planos alimentares sempre buscam a melhora da performance do cliente, e para tal é de suma importância o conhecimento do metabolismo dos macronutrientes e micronutrientes no organismo humano, bem como as fontes alimentares necessárias para o equilíbrio nutricional, se há necessidade de suplementação para que se possa extrair o melhor desempenho possível.

A bioquímica também está presente em vários outros ramos da nutrição e nos diversos cursos de extensão e pós graduação como nos cursos de nutrição aplicada à estética, doenças crônicas não transmissíveis, nutrição clinica, fitoterapia, entre outros.

Livia Ribeiro Silva – Nutricionista (CRN 7333)



Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos