Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Faculdade de Nutrição: Farmacologia Aplicada

Home » Nutrição

Faculdade de Nutrição: Farmacologia Aplicada é uma disciplina do curso superior de Nutrição.



A farmacologia é uma disciplina estudada em diversos outros cursos da área da saúde e dentro da nutrição tem o papel de dar uma visão para o futuro nutricionista das interações entre drogas e nutrientes. Ou seja, como os medicamentos podem interferir na absorção dos componentes dos alimentos, podendo potencializar os efeitos medicamentosos, ou até mesmo gerar algumas carências nutricionais.

É importante ter este conhecimento para um bom planejamento alimentar e para que as condutas nutricionais e as prescrições sejam adequadas e com maior precisão de adequação nutricional, mantendo, promovendo ou recuperando a saúde do paciente.

O que é estudado?

É estudado a relação entre as diversas drogas disponíveis versus as amplas situações de saúde de um individuo juntamente com a nutrição humana. Uma palavrinha bastante presente durante as aulas é a disponibilidade, pois o uso de algumas substâncias altera a disponibilidade de nutrientes para o corpo.

Os principais assuntos abordados nesta disciplina são:

  • Interações medicamentos versus nutrientes da disponibilizados pela dieta (fatores determinantes individuais: idade, sexo, patologias associadas, uso combinado de fármacos, função hepática e renal);
  • Vias de administração de drogas;
  • Definições básicas (droga, fármaco, medicamento, remédio);
  • Farmacocinética e Farmacodinâmica;
  • Tipos de alterações (disponibilidade /ação / toxicidade, interações físico-químicas, fisiológicas e patofisiológicas);
  • Fatores de risco (doenças crônicas, consumo simultâneo de vários medicamentos, composição orgânica do paciente)
  • Ingestão, Absorção, Transporte (tipos de dietas e enfermidades hepáticas), Metabolismo das principais drogas;
  • Dosagem da droga, tipo e quantidade de alimento, tempo de ação.

As principais dificuldades

Dentre as principais dificuldades encontradas no curso superior é memorizar a grande quantidade de drogas bem como o seu metabolismo no corpo, sua ação esperada e quais interações alimentares possuem. As aulas são teóricas e os professores utilizam de recursos como data show, vídeo aulas, livros, artigos e pesquisas especializadas no assunto. Há também a apresentação de estudos de caso, para a familiarização das condutas dietoterápicas necessárias. Durante os estágios, principalmente em hospitais a interação das drogas com os nutrientes é bastante utilizada durante a avaliação nutricional do paciente, onde se coleta diversas informações dentre elas os medicamentos em uso, sua quantidade e tempo de utilização.

O que é cobrado dentro da disciplina?

As formas de avaliar este conteúdo são trabalhos escritos e apresentações orais, bem como as provas do conteúdo administrado em sala de aula. E o que mais é cobrado são as interações dos princípios ativos dos medicados com determinados nutrientes da alimentação.

Outras informações

O nutricionista poderá utilizar dessas informações atuando na saúde pública, hospitais, clínicas, ambulatórios, ou seja, tem a aplicabilidade em consultas para indivíduos ou grupos como diabéticos, hipertensos, etc.

Os tratamentos realizados em longo prazo com determinados medicamentos necessitam de especial atenção nutricional e acompanhamento para evitar que o estado nutricional do paciente seja afetado.

Livia Ribeiro Silva - Nutricionista (CRN 7333)



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.