Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso superior de Pedagogia: Gestão Educacional



Esta disciplina pode ser conhecida também como Gestão de Processos Educativos, a vi no período de meu curso de Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Instituto Dom José de Educação, situada em Fortaleza, Estado do Ceará, com sede no município de Acaraú também no Estado do Ceará. A Disciplina possui uma carga horária de sessenta horas. É uma disciplina que te permite conhecer e apontar vários processos educativos, os modelos de gestão, desenvolvimento e planejamento, além também da relação professor, escola, e aluno.

Gestão de Processos Educativos ou Gestão educacional

É o estudo da gestão de ensino na perspectiva política, social e pedagógica, através de uma gestão democrática entre escola, educação e ensino. O estudo da gestão participativa através do projeto político pedagógico ao qual toda escola deve possuir.

Você vê como é o trabalho de uma Gestão escolar, como são realizados os processos democráticos, a importância da elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola (PPP), que é um documento de cunho democrático, que busca incluir a sociedade e todos os que fazem parte da escola, desde o porteiro até o diretor nos processos e nas decisões tomadas dentro da escola. É possível aprender sobre os diversos processos que são necessários na formação do Processo Político Pedagógico.

Nesta disciplina você conhece como é feita uma Gestão educacional, o que é preciso, as formalidades, quem deve compor a gestão escolar, os direitos que todos possuem dentro da escola, foi muito bom entender que todos possuem sua importância e que todos devem participar processo político pedagógico, pais, alunos, representantes da sociedade e todos os funcionários da escola.

Conteúdo programático

Vimos à gestão numa perspectiva política, social e pedagógica, processo democrático educativo entre família, educação ensino e escola. Gestão de processos não escolares, comunicação e exercício da cidadania, relação professor e aluno, construção do conhecimento em sala de aula, autoridade do professor e motivação em sala. Os problemas da aprendizagem, questões metodológicas e conceituais, a desmotivação, a aula e seu espaço de interação. A escolarização como fenômeno cultural e o impacto no desenvolvimento humano. Diferenças entre distúrbios cognitivos, transtornos de aprendizagem e transtornos de déficit de atenção-TDA e hiperatividade. A Gestão escolar, a organização do trabalho pedagógico, finalidades e projetos pedagógicos.

Metodologia da disciplina

Estudamos esta disciplina fazendo aulas expositivas; Discussão de textos, elaboração de esquemas, fichamentos, resumos e resenhas sobre os textos trabalhados e apresentação de seminário.

Avaliação

Fomos avaliados pelo professor pela pontualidade das aulas, participação nas discussões e nos trabalhos, apresentação de seminários e avaliação individual. A nota é dividida em três etapas denominadas de N1, N2, e N3, no final somam-se as três e tira-se a média. Normalmente a N1 é a avaliação através da presença do aluno em sala e sua participação durante a aula, a N2 é a avaliação do seminário, e do desempenho dos trabalhos paralelos realizados em sala, já a N3 é a avaliação final. O professor cobra que o aluno tenha realmente entendido os processos que envolvem uma Gestão Escolar e a forma como a mesma deve ser feita.

Bibliografia utilizada pelo professor

Estudamos a disciplina Através de uma apostila elaborada pelo professor, composta por vários artigos sobre o tema.

Opinião sobre a disciplina

Gostei bastante da disciplina, o professor caprichou no material utilizado em sala, aprendi muita coisa sobre o PPP da escola, como deve ser formada uma gestão democrática, suas diretrizes, seu embasamento legal, sobre o respeito, o tratamento e a importância que todos devem ter dentro do estabelecimento escolar. Sobre a Autoridade do Professor e a motivação que o mesmo deve ter em sala de aula para tornar suas aulas mais atrativas e com isso também motivar seus alunos.

Vi os principais problemas da aprendizagem e os vários distúrbios cognitivos, transtornos de aprendizagem e déficit de atenção dos alunos. Estudamos separadamente cada uma, fizemos vários estudos de casos com o professor sobre esses distúrbios. O principal objetivo da disciplina mesmo é tornar o aluno conhecedor das modalidades organizativas, suas origens, finalidades e projetos pedagógicos e a organização do mesmo.

Foi bastante proveitosa, uma disciplina muito boa de, se estudar com opções de materiais excelentes sobre o assunto e para futuros professores é essencial saber como funciona uma Gestão escolar, pois a escola será seu principal local de trabalho.

Francisca Cleide Lima Freitas



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