Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Pedagogia: História da Educação



Esta disciplina pode ser conhecida também como História da Educação Brasileira, a vi no segundo semestre durante o período de meu curso de Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú, A Disciplina possui uma carga horária de quarenta horas. É uma disciplina que te permite conhecer a história da educação desde a antiguidade até os dias atuais e o papel da sociedade, e da filosofia no conhecimento educacional.

História da Educação

É o estudo dos primórdios educacionais, de onde veio à educação, como se formou, a contribuição dos povos antigos, dos filósofos, para a educação brasileira. E sua história a partir do século XX.

Conteúdo programático

Vimos: a tendência filosófica, o pensamento pedagógico, as reformas da educação no século XX, a primeira LDB (Lei de Diretrizes e Bases para educação brasileira), o regime militar e os movimentos estudantis da época, tendências para a educação pública, as reformas educacionais, a formação pela fé, reforma e contra reforma do humanismo e o renascimento, a era pombalina, educação na primeira república, a transição democrática, e a pedagogia crítica.

Metodologia da disciplina

Estudamos esta disciplina fazendo aulas expositivas de textos que tivemos que elaborar através de pesquisas na internet, em livros, jornais e revistas, e a discussão dos mesmos em sala com a turma. Realizamos esquemas para a realização da pesquisa até a conclusão do trabalho final, uma espécie de roteiro que serve como organização e melhor condução do trabalho, fichamentos, resumos e resenhas de textos científicos, debates, avaliações individuais de forma parcial e em grupo.

Avaliação

O professor nos avaliou de acordo com nossas competências, através de leituras e trabalhos em grupo, apresentação de temas escolhidos por nós com estrutura de projetos científicos,presença em sala de aula, dinamismo com os temas para o seminário e apresentação dos mesmos, e avaliação final do conteúdo através de uma prova oral.

Bibliografia utilizada pelo professor

Estudamos a disciplina pelo livro: O legado educacional do século XX no Brasil. De autoria de Jane Soares de Almeida, Rosa Fátima de Souza, e Vera Tereza Valdemarin; ano de 2006.

Opinião sobre a disciplina

É uma ótima disciplina, que te permite conhecer a história da educação, quem foi os principais responsáveis para o pensamento pedagógico, e para uma formação crítica educacional. Os primórdios desde o nascimento da filosofia, a educação em Roma e na Grécia, o renascimento e o humanismo, a educação nas tribos, foi uma disciplina bastante enriquecedora, aprendi muita coisa sobre a história da educação, o bom é que temos hoje em dia que ser educadores críticos, temos que saber selecionar os tema sem sala de aula para debatermos conforme o presente levando para o lado construtivista, não podemos ensinar só por ensinar determinado assunto, temos que passar para nossos alunos a realidade tentando cativá-los para o futuro promissor ao qual os mesmos farão parte.

Conhecer a história da educação é fazer uma viagem nos tempos antigos e em diferentes lugares por onde se começou a sentir a necessidade de construir novos conhecimentos e assim então surgiu a educação, o ensino, as escolas e os primeiros professores até chegarmos aos dias de hoje em que educação é prioridade, e de uma relevância importante, que faz o governo investir alto, e criar novas leis que priorize o sistema educação e buscando sempre fazer novas mudanças dentro da educação e na escola em geral, sempre com o objetivo de adquirir melhorias no sistema educacional e procurando incentivar os professores na melhoria de suas formas de ensino, garantindo-lhes várias formações na área.

O professor hoje em dia precisa estar constantemente atualizado com os acontecimentos do dia a dia, e com as novas formas e meios de educação que vão surgindo de acordo com as novas necessidades e as novas criações, muitos precisam passar por um processo de reciclagem e adaptação à novas mudanças e exigências no novo processo educacional brasileiro.

Francisca Cleide Lima Freitas



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