Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Curso superior de Pedagogia: Homem e Sociedade

Home » Pedagogia

Curso superior de Pedagogia: Homem e Sociedade é uma disciplina do curso superior de Pedagogia.



Nesta matéria o professor do curso de pedagogia me fez compreender através da antropologia a cultura como construtora do comportamento coletivo humano.

O professor confronta nas aulas o conhecimento da ciência antropológica com ideias muito corriqueiras que sem percebermos acabamos conduzindo a atitudes preconceituosas.

Mostra também que os homens são produtos do meio em que vive, mas não é determinado por ele, desta forma nos tornarmos responsáveis da forma que agimos, por construir em nossas relações sociais nossos valores.

A matéria nos faz refletir sobre como tratamos a sociedade que está a nossa volta, todos, até mesmo os mais próximos, como familiares, filhos, amigos.

Proporcionou também um enriquecimento na minha vida no âmbito social, cultural, afetivo e cognitivo, desenvolveu capacidade como autonomia para a seleção, avaliação e utilização das informações obtidas, possibilitando uma maior capacidade crítica na tomada de decisões em vários contextos de minha vida.

Diversidade

Em nossa convivência com outras pessoas na sociedade, podemos observar que as pessoas possuem objetivos diferentes, e com isso ocorre um choque, as vezes conflitos ou falta de compreensão. Compreender a cultura leva uma nova postura que permite perceber nossa vida em sociedade como uma fonte inesgotável de estabelecimento de regras e padrões, e suas constantes mudanças, isso chamamos de diversidade.

Essa matéria fala sobre a globalização e as relações entre diferentes povos, pois a cada dia existe a intensa aproximação entre as diferentes culturas do mundo, e essa aproximação afeta todos, tanto os países mais desenvolvidos, quanto os países mais frágeis que precisam se adaptar à nova ordem mundial.

Essa aproximação também tem promovido a necessidade de uma compreensão sobre a diversidade menos baseada no preconceito e no etnocentrismo, e mais amadurecida e aberta às novas soluções.

Socialização

A socialização capacita o homem a ser membro de uma sociedade, a se comportar adequadamente coletivamente.

Endoculturação

Processo de aprendizado dos valores e hábitos de nossa cultura, do lugar onde nascemos.

É quando o homem tem hábitos, valores, crenças internalizados, ou seja, ele nasce com esses hábitos e utilizam eles inconscientemente, fazendo parte da natureza ou da personalidade da pessoa.

Aculturação

É negar a cultura de onde nasceu, ou seja, perder a cultura.

Esta matéria no curso de pedagogia foi muito interessante para que possamos conhecer a fundo o ser humano e a sociedade, pois como professora estarei em contato direto com a sociedade e o ser humano.

A matéria nos faz refletir sobre quão é importante a diversidade no âmbito da educação, no prepara para aturar em uma sociedade multicultural, constituída na pluralidade, na multiplicidade e nas diferenças, focalizando caminhos teóricos e estratégias pedagógicas para a preparação de professores aptos a atuarem no contexto multicultural em que insere a educação, valorizando a pluralidade cultural e desafiar estereótipos e preconceitos.

Emília - UNIP



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.