Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Curso Superior de Psicologia: Psicometria

Home » Psicologia

Curso Superior de Psicologia: Psicometria é uma disciplina do curso superior de Psicologia.



Salve, salve estudantes! Especuladores do saber! Com alegria vos apresento um artigo sobre a disciplina de psicometria.

O que é psicometria?

Basicamente este termo se refere à tentativa de medição de processos psíquicos através de métodos científicos. Fundamentalmente isso inclui a aplicação de testes.

O que se estuda nessa disciplina?

Quando cursares esta disciplina tu serás apresentado ao universo dos testes psicométricos principalmente e entenderás um pouco sobre o processo de elaboração de testes, validação e aplicação de testes de um modo geral e também o que se costuma medir com esse tipo de teste, bem como os testes mais conhecidos nesse âmbito.

É necessário adquirir os testes estudados?

Em alguns contextos universitários talvez se peça para os alunos comprarem o livro do Rorschach, por exemplo, como foi no meu caso. Porém, em outros é possível que a própria universidade disponha de folhas de aplicação dos testes em boa quantidade para serem utilizadas pelos alunos em seu processo de aprendizado.

Como são as aulas?

As minhas foram bem legais, tive a oportunidade de estudar testes consagrados como o Rorschach e o Zulliger e a dinâmica que encontrei naquele semestre me agradou muito.

Quais as dificuldades que eu encontrei no estudo desta disciplina?

Corrigir os testes geralmente é uma tarefa bem chata e desgastante, foi o que mais me chamou a atenção. Cada situação avaliada por um teste produz números ou conceitos que necessitam ser agrupados, quantificados, tabulados e depois analisado individualmente para gerar escores ou mesmo novos conceitos que se enquadram nas dinâmicas pré-estabelecidas destes exames. Nesses momentos, quando há necessidade de cálculos, estes precisam ser bem feitos e perfeitos, de preferência, pois um simples sinal trocado pode mudar toda a interpretação que se fará do indivíduo que o respondeu.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Eles cobram que o aluno internalize as ideias de cada teste bem como o conceito de psicometria e que se saiba a função de cada teste.

Qual a contribuição desta disciplina para o meu curso superior?

Foi a disciplina em que eu pude estar em maior contato com a minha dimensão artística, pois as lâminas do teste de Rorschach foram feitas a partir de pinturas criadas para provocar estímulos bem instigantes na mente humana que os retorna com conteúdos inconscientes que podem ser trabalhados em terapia. Isso parece ser algo que eu também busco nas minhas produções artísticas de um modo geral.

Qual a aplicação prática dos testes na profissão de psicólogo?

Tradicionalmente e mecanicamente em processos de avaliação psicológica. Estes, por sua vez, podem estar sendo requisitados por um juiz num processo judicial qualquer, uma empresa que deseja contratar algum candidato para uma vaga de emprego, ou mesmo um profissional que esteja identificado que esse tipo de procedimento seja algo necessário para fundamentar suas hipóteses teóricas a respeito de um determinado paciente.

No sentido desta última proposição, muitas vezes o próprio profissional aplica os testes ou, se preferir, pode optar pelo contato com outro psicólogo especialista para aplicar os testes e retornar com os laudos e pareceres psicológicos resultantes.

Como foi a minha graduação em Psicologia?

Na minha graduação em psicologia tive contato com o mundo acadêmico, o qual não me chamou muito a atenção de início. Houve uma fase, na reta final deste processo, em que eu me interessei em ser pesquisador e estava buscando criar as condições para sair graduado e bem encaminhado para um mestrado.

Hoje em dia, não tenho mais nenhum interesse em me tornar um mestre acadêmico, ou uma referência teórica como eu tinha anteriormente. Tenho me ocupado em tentar me tornar um mestre prático naquilo que eu me proponho a fazer, observando todas as contingências que se apresentam e buscando compreender os desafios que aparecem na minha prática profissional.

Penso que cada um sabe qual pode ser um bom caminho para si, mas ninguém tem a obrigação de trilhá-lo sozinho, criar redes de conexões pode ser uma ótima estratégia para sobreviver às etapas mais sombrias e depois gozar das graças recebidas nas etapas mais bem sucedidas.

Alexandre Herzog, Graduado em Psicologia pela Faccat RS.



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.