Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade de Radiologia: Educação Ambiental é uma disciplina do curso superior de Radiologia.
A matéria de educação ambiental usualmente é feita no modelo EAD (ensino a distância), podendo ser completamente (provas, atividades e aulas) pela plataforma da universidade ou semipresencial, onde o discente realiza todas as atividades e aulas na plataforma e as provas são presenciais. Eu vivenciei as duas formas de avaliação. Essa matéria em muitos aspectos não se relaciona diretamente a matéria, fazendo sim, um resgate as matérias de geografia e proteção ambiental (usualmente ministradas para os estudantes de ensino médio das ETEC’s, como foi no meu caso).
Por não ser uma matéria que se relacione diretamente ao curso e sim como formação social-ambiental do discente, essa matéria costuma trazer dificuldades àqueles que não possuem grande afinidade ou que possam ter saído da escola há mais tempo. Logo, indico que o nível tanto de dificuldade quando de dedicação são intermediários.
O que na verdade ocupa boa parte do tempo e exige investimento de estudos são as aulas na modalidade EAD, as aulas no meu caso tinham uma duração média de 30 minutos e dividiam-se em diversos módulos com diversas aulas, por exemplo: Módulo “X” tratava de cinco temas relacionados a poluição, por exemplo, então tínhamos cinco aulas de aproximadamente 30 minutos cada, para encerrar, depois de cada aula uma bateria de exercícios que variavam de 5 a 10, todos de múltipla escolha.
Nesta matéria, uma das duas que era feitas pela plataforma online, eu tinha que cumprir toda a carga horária das matérias, com aulas de segunda a sexta, e essa matéria era um “plus”, então eu precisava conseguir tempo livre para assisti-las. Na época que fiz essa matéria, primeiro semestre, eu não trabalhava com horário fixo, então conseguia um tempo entre as atividades para realizar a matéria.
Quanto as facilidades, para mim, estava o fato desta matéria propor uma discussão que remetia a geografia, matéria que na minha época de escola dividia-se em duas matéria, a própria geografia e uma matéria que tratava apenas da questão ambiental, então com meus materiais eu conseguia realizar tranquilamente os exercícios, ainda ajudava alguns colegas que tinham maior dificuldade e por vezes disponibilizava resumo, de forma a ajudar àqueles que trabalhavam em horário integral, uma realidade comum aos alunos do período noturno de universidades particulares.
Sinceramente, não. A matéria é colocada pelos próprios professores orientadores como uma matéria para “completar a carga horária”, é interessante observar que apensar de ser de extrema importância social, não tenta criar bases para a conversação do curso específico do aluno, tendo um tom generalista, o que não instiga o aluno a pesquisar novas informações e tente relacionar. Como sempre fui escolarizado de maneira a incentivar a pesquisa acadêmica vi neste ponto uma das principais negativas a esta matéria.
De forma geral a matéria é interessante, as do módulo EAD trazem bons vídeos, bem produzidos, com conteúdo aproveitável. A grande falha parece ser no problema da falta de planejamento de parte da universidade em formular cursos que se adequem a cada curso, o movimento é contrário, as universidades fazem cursos generalistas que “ocupem a carga horária” e se adequem a qualquer curso. Motivação das críticas de boa parte dos alunos que tem a necessidade de realiza-la.
Dessa maneira é difícil correlacionar os temas especificamente ao curso de tecnologia em radiologia, o que faz com que essa aula seja mal colocada e/ou mal utilizada no curso, mas constrói - àqueles que se interessam - grande carga de conhecimento de interesse social, já que a temática relaciona-se a vivência diária entre o homem e a natureza.
Guilherme Reis, graduado em 2013 pela Universidade Anhanguera.
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos