Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Sistemas de Informação: Gestão de Projetos



O que é a matéria de Gestão de Projetos?

Gestão de Projetos é uma disciplina cujo objetivo é explicar as melhores práticas para se garantir o sucesso em um projeto. É disciplina obrigatória nos cursos superiores de informática: engenharia da computação, sistemas de informação, ciência da computação, etc… Além disso, esta matéria também pode compor a grade curricular obrigatória de cursos superiores voltados para a área de gestão, tais como engenharia de produção, administração, etc…

O que se estuda nesta matéria?

O objeto de estudo desta disciplina é o conceito de projeto. A matéria não tem por finalidade explicar como elaborar um projeto em uma área específica, mas busca apresentar a definição geral de projeto. Um projeto pode ser o planejamento de uma festa de casamento, o desenvolvimento de um software ou a construção de um edifício, por exemplo.

A partir desta definição, a disciplina procura explicar como garantir o sucesso de um projeto em termos de custo, prazo e escopo. O custo se refere ao investimento que deverá ser feito, o prazo define em quanto tempo o projeto deverá ser entregue e o escopo delimita o objetivo do projeto, entre outros elementos.

A Gestão de Projetos procura equilibrar esses três fatores, de modo que o gerenciamento adequado deles garanta a qualidade do projeto. A disciplina aborda também como gerenciar os riscos de um projeto, ou seja, as chances de um projeto não atingir o resultado esperado.

Como minimizar esses riscos durante a fase de planejamento? A matéria procura responder a esta e outras perguntas, além de também abranger outros aspectos, tais como: gerenciamento de recursos humanos, de aquisições e de integração do projeto. Este conhecimento é formalizado por um instituto chamado PMI (Project Management Institute), o qual é uma organização internacional que congrega profissionais voltados para a gestão de projetos.

Esta instituição promove a profissionalização do gestor de projetos através de um rigoroso programa de certificações e estabelece padrões para o adequado gerenciamento de projetos. A certificação PMP (Project Management Professional) conferida pelo PMI a um profissional prova que ele possui conhecimentos suficientes para atuar como gestor de projetos, dentro dos padrões éticos da instituição.

O PMI é responsável pela publicação do PMBOK (Project Management Body of Knowledge), que contêm as melhores práticas no gerenciamento de projetos e se converteu na principal publicação que norteia os profissionais da área. A disciplina de Gestão de Projetos utiliza como base o PMBOK.

Como são as aulas?

As aulas consistiam em explicações por parte do professor, baseadas no PMBOK, e exercícios com estudos de caso. As explicações eram embasadas em exemplos trazidos pelo professor. Além das aulas, tive que elaborar alguns trabalhos, nos quais foi preciso aplicar os conceitos aprendidos. Um dos trabalhos consistiu em elaborar um projeto de uma festa de casamento. Foi preciso definir o escopo, prazo e custo da festa, além de estabelecer os riscos, recursos humanos entre outros elementos.

Quais as dificuldades que encontrei?

Tive dificuldades em aprender a aplicar os conhecimentos teóricos em situações práticas. Responder questões como “o que é um projeto?” ou “o que é escopo?” é simples. O difícil é a aplicar estes conceitos em situações reais, ou seja, responder questões como: “qual o escopo de um projeto de uma festa de casamento?”.

Além disso, a disciplina de Gestão de Projetos pode ser considerada multidisciplinar. Por exemplo, o gerenciamento de custos de um projeto envolve finanças, tema no qual eu também tinha dificuldade.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Os professores cobram do aluno que ele consiga aplicar os conceitos em estudos de caso e situações práticas. Eu precisei fazer uma prova contendo perguntas teóricas, porém, foi preciso também apresentar trabalhos envolvendo a elaboração de projetos baseados em estudos de caso.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

Meu curso superior foi voltado para o desenvolvimento de softwares e esta disciplina contribuiu, tendo em vista que todo o sistema computacional é fruto de um projeto. A concepção de um software de qualidade envolve o adequado planejamento do escopo, dos riscos, do prazo, dentre outros elementos abordados na disciplina de Gestão de Projetos.

Abraão George Halcsik



Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos