Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Administração: Processos Organizacionais



O que é esta disciplina? Quais são os objetivos?

Os objetivos dessa disciplina visam basicamente habilitar os alunos na aplicação da metodologia de gestão de projetos em sua empresa ou na empresa em que trabalham. Por isso, é também um curso muito procurado como pós-graduação para executivos.

Também é importante ter em mente que essa é uma das principais disciplinas do curso de Administração de Empresas, pois é uma disciplina teórica onde se estuda o que são processos organizacionais e suas aplicações práticas no dia-a-dia das organizações.

Primeiramente é fundamental saber o que é um processo organizacional?

É todo o trabalho importante realizado em uma determinada organização para transformar as entradas (insumos) em produtos ou serviços (saída).

Imagine uma montadora de automóveis, ela recebe os insumos que no caso são as autopeças e por meio dos processos organizacionais transforma esses insumos em seu produto, no caso o automóvel. Mas é importante ressaltar que não são só as autopeças que fazem parte desses processos organizacionais, é todo um conjunto de atividades inter-relacionadas e interdependentes que envolve os recursos humanos, maquinário, conhecimentos, informações, entre outros.

Também no caso da prestação de serviços, importante ramo da economia, é possível mapear os processos organizacionais. Os princípios e métodos de gerenciamento de processos originalmente empregados na manufatura, também podem ser empregados satisfatoriamente no ramo da prestação de serviços.

Em um ambiente de economia globalizada e forte concorrência, como é atualmente, qualquer empresa para se manter minimamente competitiva no mercado precisa mapear e aprimorar os seus processos organizacionais, afim de reduzir custos, melhorar a qualidade, a satisfação do cliente, e consequentemente se tornar mais lucrativa e competitiva.

Esse mapeamento também permite identificar os processos que efetivamente agregam valor ao negócio daqueles que não agregam valor. Esses últimos na maioria das vezes podem ser eliminados, exceto em alguns casos. O recolhimento de impostos é um exemplo de processo burocrático que não pode ser eliminado, pode ser no máximo terceirizado, mas lembrando que a terceirização também tem as suas vantagens e o seus riscos.

Essa metodologia de mapear e reestruturar os processos organizacionais é também chamada de redesenho de processos organizacionais, sendo que para atingir essa finalidade existem diversas técnicas que você irá estudar no decorrer dessa disciplina.

Um outro termo bastante utilizado e que provavelmente você já ouviu falar é a reengenharia.

A reengenharia é um termo que surgiu nos anos 90 e consiste em vários métodos e técnicas para melhorar a competitividade das empresas que pode ser definido por:

“(…) um redesenho de processos, que envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização, objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”. – Stair e Reynolds (2002, p.39)

O termo adquiriu forte conotação negativa, pois o conceito está bastante centrado no aumento da competitividade por meio da redução de custos, o que normalmente envolve demissões.

Todos esses processos, as metodologias empregadas e as vantagens e desvantagens inerentes a cada um serão amplamente estudados no decorrer dessa disciplina.

Quais as dificuldades?

Pessoalmente não encontrei maiores dificuldade no estudo dessa disciplina, uma vez que os conceitos teóricos são de fácil entendimento.

Será ainda mais fácil caso você vislumbre a possibilidade de empregar os conhecimentos, conceitos e técnicas de gestão de processos na empresa em que trabalha. Assim, será o casamento perfeito entre teoria e prática.

Quais as aplicações práticas?

Essa disciplina, apesar de teórica, tem grande aplicação prática, pois visa fornecer os conhecimentos, habilidade e técnicas apropriadas para implantação da gestão de processos em uma empresa, tornando-a mais enxuta, eficaz (nível gerencial) e eficiente (nível operacional).

Geralmente o foco é aplicação dos conceitos no dia-a-dia, para isso os professores costumam passar trabalhos, os mesmo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) onde o aluno deverá apresentar a aplicação prática do conteúdo em uma determinada organização.

Conclusão

Essa talvez seja a disciplina mais importante do curso de Administração de Empresas, pois passa pelo próprio conceito chave do que é administrar, gerenciar processos, então os professores costumam ser bastante rigorosos na cobrança dos aspectos teóricos da disciplina, portanto, não os negligencie, mas mais do que decorar, procure entender como funciona cada metodologia e buscar exemplos de empresas onde foram aplicadas, isso com certeza te ajudará bastante a concluir com êxito mais essa disciplina.

Vinicius Torraque Novaes é servidor público federal, graduado em Gestão de Pessoas pela Universidade Metodista de São Paulo com MBA em Administração de Empresas pela Faculdade Internacional de Curitiba, Bacharelando em Relações Internacionais pela Faculdade Internacional de Curitiba e Pós Graduando em Coaching e Liderança pela Faculdade Unyleya.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos