Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Arquitetura e Urbanismo: História Geral da Arte



Historia Geral da Arte Arquitetura e Urbanismo, matéria obrigatória 800 horas

A historia geral da arte é uma matéria que nos da embasamento para entendermos os estilos arquitetônicos os períodos, por quais a arquitetura o mundo a historia e arte passou, dês que o mundo e mundo.

O que se estuda?

Nessa matéria estudamos a dês de a preá historia ate os dias atuais, a idade da pedra lascada que os nossos ancestrais já se comunicam por pinturas desenhos, e usavam sangue de animais, frutos e folhas encontrados na natureza para realizar essas pinturas, e deixaram registrados em pedra toda a cultura de um povo, esse período é dividido em paleolítico, neolítico e a idade dos metais.

Idade antiga

A idade antiga onde fora, escritos a bíblia, os grandes livros de historia escritos todos a mão, a escrita era como se fosse um desenho que era copiado e replicado por um sábio, nesse período a arte se deu como um estouro acontecendo em todas as civilizações como arte mesopotâmia, Egito, Grécia e Roma.

A mesopotâmia foi um período que produzia arte de acordo com o estado e a religião, produziram muitas cerâmicas, formas geométricas.

Porem na arquitetura a mais evoluída de todas as artes a mesopotâmia não chega nem aos pés do Egito marcado por todo o luxo e exibicionismo, grande pirâmides, templos, palácios inigualáveis, foram eles os criadores do zigurate a construção mais perfeita já executada pelo homem, utilizavam ladrilho, tijolos, cerâmicas, um dos mais importantes reis da época foi Nabucodonosor, idolatravam deuses, as pinturas e escultura existiam em função da arquitetura, criaram a lei da frontalidade para se apresentar um objeto tridimensional em uma base bidimensional cabeça pés e mãos eram representados de perfil e tronco de frente.

Grécia e Roma valorizam as formas como elas eram vistas o realismo, os defeitos das pessoas com riqueza de detalhes, as artes valorizavam muito a religião e a mitologia, buscavam a perfeição modelos gregos, deuses, corpos perfeitos, o ideal de beleza começou a ser criado, as pinturas dessa eram muito valorizadas na decoração dois palácios e templos religiosos eram feitas com corres vibrantes, na arquitetura foi criado o estilo jônico marcado por sua beleza e leveza, foi muito copiado pelos arquitetos romanos.

Idade média

O próximo período é a idade media que sofreu muita influencia da arte romana e da religião o cristianismo era a religião oficial do império, artes como a celta, românica e gótica, A arte românica, era um estilo dos apaixonados leve, sempre a luz do dia, representada por animais, e paisagens.

A arte gótica foi a arte da criação das grandes catedrais eles acreditavam que quanto mais elevados as torres poderiam se alcançar o céu, arcos, abóbodas nervuradas, uma grande nave central, e duas torres laterais, que tão alta pareciam que alçariam os céus realmente.

Idade moderna

O próximo período é a idade moderna tempo que aconteceu uma grande revolução nas artes principalmente na Europa central a ciência derruba a religião e coloca o homem não centro do universo a arte se inspira então no greco-romano no renascentismo maneirismo barroco e o rococó, o barroco foi a artes dos exageros das extravagancias, tudo era de mais arquitetura pintura escultura, o rococó era também muito decorado assim como o barroco porem foi uma arte somente decorativa não se existiu arquitetura rococó.

E chegamos finalmente como estamos hoje um período marcado pela revolução industrial a consolidação do capitalismo as lutas de classes o realismo, impressionismo, simbolismo, expressionismo, cubismo e o futurismo tomaram conta da evolução das artes.

Como são as aulas?

As aulas dessa matéria são muito teóricas extensas com provas sempre abertas teóricas que geralmente perguntam de um estilo todo, a maior dificuldade que encontrei no decorrer da matéria foram muitas datas, a teoria muito extensa que é cobrada principalmente os períodos definidores da historia, que dividiam as águas da historia romperam com movimentos anteriores, e criaram novas formas de arte.

A contribuição dessa matéria para o curso superior de arquitetura e urbanismo é nos dar uma base sobre o que estamos fazendo saber de onde aquilo surgiu porque aquilo foi criado, como era aplicado e às vezes foi recriado, é uma matéria muito importante para nosso conhecimento de estilos períodos ordens arquitetônicas e sabermos o que estamos projetando e falando.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos