Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Graduação em Ciências Econômicas: Ciências Sociais



Essa é uma disciplina com um foco mais histórico no comportamento humano. Em média é uma matéria com 60 horas mensais, podendo chegar até a 80 horas em algumas graduações, e pode tanto ser da modalidade obrigatória como optativa em cursos como Ciências Econômicas, Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, entre outros cursos da área de humanas. Eu tive essa matéria na graduação de Ciências Econômicas da faculdade UNIASSELVI (centro universitário Leonardo da Vinci) na modalidade EAD (ensino à distância).

O que é ciências sociais?

A princípio, digamos que esta é uma disciplina com um conteúdo bem extenso tanto que se tem uma graduação inteira só pra ela, sendo mais conhecida como sociologia. No entanto, dependendo da carga horaria, essa matéria pode exibir conteúdo mais diretos e sintetizados. A ciência do comportamento em sociedade e da sociedade como um todo.

O que se estuda nessa matéria?

A ementa que tive contato teve duas grande unidades, então vou resumi-las. A primeira começou com o assunto de: Introdução ao pensamento cientifico sobre o social que envolve (As origens do pensamento cientifico sobre o social, A sociologia pré-científica, O pensamento cientifico sobre o social).

Lembrando que as frases que estão entre parênteses são os subtítulos de cada tópico fora do parênteses. As transformações sociais do século XVII (Revoluções burguesas, Revolução francesa, Revolução industrial). Mais adiante tem Karl Marx e o materialismo histórico e dialético (Classes sociais, Ideologia e alienação, Salário, Valor, Lucro, Mais valia).

Max Weber e a busca das conexões de sentido (Ação social e tipo ideal, A tarefa do cientista, A ética protestante e o espírito do capitalismo, Teoria da burocracia e os tipos de dominação). Na segunda unidade do material de estudo, percebi a uma caracterização mais moderna e voltada para assuntos mais polêmicos.

De início a unidade começou com o título de: A formação da sociedade capitalista no Brasil (Industrialização e formação da sociedade de classes, O capitalismo dependente). Logo depois a Globalização e suas consequências (A globalização comercial e financeira, Retrocesso do poder sindical, As novas tecnologias, A globalização cultural). Transformações do trabalho. (O processo de precarização do trabalho, Desemprego estrutural e informalidade).

Política e relações de poder: participação política e direitos do cidadão (Política, poder e Estado, Democracia e cidadania, Participação política). Questões urbanas (A cidade e seus problemas e Violência urbana). Movimentos sociais (A sociedade em movimento e Movimentos da sociedade em rede). Como dito anteriormente, conteúdo bem extenso.

Como são as aulas?

Pra mim, totalmente teóricas e bem sonolentas, então recomendo que se puder, consiga apostilas sobre essa mateira antes dela entrar na sua semana de aula, por que são tantas coisas e tantos autores que não dá pra absorver tudo em um mês de aula como eu tive no curso EAD (ensino à distância).

Quais dificuldades encontrei em Ciências Sociais?

Bem… eu não tive grandes dificuldades, por ser uma matéria de humanas. Mais em compensação não sou boa em memorizar nomes e datas. Tive que ler várias vezes as mesmas páginas para conseguir um entendimento mais aceitável principalmente quando se tem prova toda semana.

O que os professores mais cobram?

A cobrança é que até o fim da matéria os alunos possam compreender a realidade social na qual vivem a partir de uma perspectiva mais científica.

Qual a contribuição dessa disciplina para o meu curso superior?

Essa foi uma matéria que por muitos é vista como sem importância. Mas me rendeu muitas explicações sobre duvidas políticas, econômicas e conteúdos que ainda no ensino médio não tinha aprendido direito. Um teor histórico explicativo, eu diria.

Layse Muryere Gonçalves Marques, acadêmica de Ciências Econômicas pela faculdade Uniasselvi (Centro Universitário Leonardo da Vinci) e Letras – Inglês pela Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará). Marabá – Pará.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos