Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Econometria. Faculdade de Ciências Econômicas

Home » Ciências Econômicas

Econometria. Faculdade de Ciências Econômicas é uma disciplina do curso superior de Ciências Econômicas.



Essa é uma disciplina tem como um dos objetivos ensinar as competências básicas para assimilar o conhecimento de instrumentos analíticos. Em média é uma matéria de carga horaria de 60 horas e em Ciências Econômicas é uma matéria obrigatória. Porém pode ser encontrada em modalidade optativa em outras cursos de graduações. No meu caso, essa disciplina teve carga horaria de 80 horas, foi obrigatória e na modalidade EAD (ensino à distância) da faculdade UNIASSELVI (Centro Universitário Leonardo da Vinci), o mesmo pode ocorrer no ensino presencial de faculdade públicas e particulares.

O que é econometria?

É um estudo que geralmente tem como pré-requisito as disciplinas de introdução a estatística e introdução a econometria. Uns de seus objetivos é possibilitar ao estudante melhor entendimento de métodos empregados como a teorias econométricas usadas na formação, estimação e teses dos modelos econômicos, bem como os interpretar e resolver os possíveis problemas surgidos na análise econométrica.

O que se estuda nessa disciplina?

Aqui tive contato com uma unidade extensa e com uma quantidade razoável de cálculos, é uma matéria que usa muitas estatísticas e gráficos. Inicialmente eu tive contato com o tema introdutório que apresenta os conceitos, objetivos e a história da econometria no Brasil. Logo após começou os temas mais específicos – com cálculos - como: Conceito e classificação de modelos (modelos econométricos, classificações úteis dos modelos econométricos, qualidades desejáveis dos modelos econométricos).

Achou complicado? Relaxa... Ainda pode piorar!.

No tema de modelo de regressão linear simples vi: (métodos de estimação de modelos, método dos mínimos quadrados, análise dos resíduos, coeficientes beta). Em avaliação de modelos estimados (média, variância e covariância dos parâmetros estimados, decomposição da soma de quadrados (SQE, SQR e SQT), estatísticas de avaliação, análise de variância simples, variância amostral ou residual, coeficiente de determinação, estatística F, estatística T, testes de hipótese, intervalos de confiança).

Resumindo um pouco no capitulo de: Regressão e correlação estudei (relação entre o coeficiente de correlação e de regressão, diferença entre correlação e regressão), já no modelo de regressão linear múltiplo tive conteúdos como: (pressupostos básicos, estimação dos parâmetros do modelo, processos abreviado e longo, estatísticas de avaliação, decomposição da soma de quadrados, definição das estatísticas de avaliação, variância residual, coeficiente de determinação ou explicação).

Como são as aulas?

As aulas são no estilo clássico, ou seja, teóricas e com bastante leitura e atividades – pois se trata de uma matéria de exatas, e tenha como amiga inseparável a calculadora HP 12C – individuais e em grupos, apresentação de seminários, estudos dirigidos, construção de textos e uso de recursos digitais como slides, vídeos aulas e filmes – dependendo da disponibilidade do professor-.

Quais dificuldades encontrei no estudo de Econometria?

Olha... fracamente falando. Essa foi a matéria que mais tive dificuldade. Por que? Porque eu nunca fui boa com fórmulas e estatísticas – Ciências Econômicas é de humanas, tá? – e como eu não aprendi certas coisas na escola, pensei que na faculdade aprenderia. E aprendi... a duras penas e noites sem dormir, mais aprendi.

O que os professores cobram nessa disciplina?

No geral, a cobrança é que até o final da disciplina o aluno seja capaz de fazer a aplicação dos métodos econométricos envolvendo a formulação de modelos, coleta de dados, estimação e interpretação dos resultados com clareza e segurança de um trabalho bem feito.

Qual é a contribuição dessa disciplina para meu curso superior?

É uma disciplina de suma importância. Indispensável eu diria. Pois o estudo correto da escassez não funcionaria sem econometria. Por mais difícil que seja aprender todas as formulas, eu digo que vale a pena tentar, estudar e conseguir aprende-las. Pois o profissional que souber entender e aplicar desses cálculos, com certeza está à frente de muitos concorrentes que não sabem.

Uma dica que me foi muito valiosa quando estava com essa matéria em aula é que tire, todo dia, pelo menos duas horas para treinar as formulas dos capítulos que lhe forem apresentados. Pois foram esses treinos que me salvaram de uma possível reprovação, e claro muitas perguntas ao professor. Espero que aproveite a matéria. Boa sorte e bons estudos!

Layse Muryere Gonçalves Marques, acadêmica de Ciências Econômicas na faculdade UNIASSELVI (Centro Universitário Leonardo da Vinci) polo Marabá - Pará.



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.