Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso Superior. Direito Internacional Público



A vi no período de meu curso de Direito, pela Faculdade Cearense, localizada no centro de Fortaleza, Estado do Ceará. A Disciplina possui uma carga horária sessenta horas. É uma disciplina que te permite conhecer e analisar a história do Direito Internacional Público, e sua definição no aspecto econômico e jurídico. A proteção da pessoa humana e do meio ambiente, o conceito de patrimônio comum da humanidade.

Direito Internacional público

É um ramo do Direito que procura estabelecer informações para as nações internacionais, procurando formar uma lei, uma ordem comum que englobe todos os cidadãos, afim de ultrapassaras barreiras da cidadania.

Conteúdo programático

Vimos a denominação e definição do direito internacional, classificação, perspectiva histórica, atos unilaterais, atos jurídicos, os conflitos entre tratados internacionais, a importância do estado nas relações diplomáticas e sua competência pessoal e política, um estudo sobre os espaços globais e o território, a proteção diplomática, estudamos sobre a ONU ( Organização da Nações Unidas).

Metodologia da disciplina

Estudamos esta disciplina fazendo aulas expositivas; Discussão de textos, elaboração de esquemas, fichamentos, análise de vídeos, resumos e resenhas sobre os textos trabalhados e apresentação de seminário.

Avaliação

Fomos avaliados pelo professor pela pontualidade das aulas, participação nas discussões e nos trabalhos, apresentação de seminários e avaliação individual. A nota é dividida em três etapas denominadas de N1, N2, e N3, no final somam-se as três e tira-se a média. Normalmente a N1 é a avaliação através da presença do aluno em sala e sua participação durante a aula, a N2 é a avaliação do seminário, e do desempenho dos trabalhos paralelos realizados em sala, já a N3 é a avaliação final.

O professor cobra que o aluno tenha realmente entendido os objetivos da disciplina Direito Internacional Público, o processo de globalização, as leis que abrange o estrangeiro e seus direitos no Brasil, e o dever do Estado para com essas pessoas que são exiladas de seu país de origem.

Bibliografia utilizada pelo professor

Estudamos a disciplina Através de uma apostilha elaborada pelo professor, composta por vários artigos sobre o tema.

Opinião sobre a disciplina

Foi uma disciplina muito boa que nos mostrou principalmente o fato de termos respeito pelos estrangeiros que vivem em nosso país pois os mesmo fazem parte de nossa economia e muito tem a contribuir com sua cultura, são pessoas de Direito, defendidas por lei a qual o Estado deve proteger. Foi uma disciplina n minha opinião curta, pois poderíamos ter vido mais detalhadamente cada tópico, mas valeu apena passar por esta disciplina pois a mesma é de muita relevância no curso de direito.

José Nilomar



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos