Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Exatas, humanas e biológicas. Conceito e diferenças



Como está organizado o conhecimento humano?

Costumeiramente usa-se a divisão em ciências exatas, humanas e biológicas. Contudo hoje acredita-se também na divisão de ciências sociais e até nas artes, mas o trio ainda é considerado o carro chefe na divisão do conhecimento humano.

O que são ciências exatas?

Ciências Exatas

Esta ciência diz respeito aos campos do conhecimento de expressões quantitativas, predições precisas e métodos rigorosos de testar hipóteses. A ciência exata teve seu início na Europa Ocidental no início do século XVII e uma área onde as pessoas se definem muito bem, sendo que alguns a amam outros nem tanto.

São vários cursos que compõe a chamada ciências exatas, dentre eles podemos destacar a matemática, computação, estatística, física, química, engenharia, assim como também partes da biologia, psicologia e economia.

Quais as dificuldades em ciências exatas? Esta é uma pergunta comum e a resposta é que as pessoas que não gostam de matemática geralmente terão algum tipo de problema com qualquer curso de exatas. O cálculo e os números estarão presentes em todos os casos e portanto, acredito ser este o maior problema que as pessoas poderão encontrar neste tipo de curso. Portanto, ao escolher um curso para fazer pergunte se você gostaria, toleraria ou se daria bem com números e cálculos. Se a resposta for não, creio que exatas não seja a sua praia.

O que são ciências humanas?

Ciências humanas

As ciências humanas são aquelas destinadas ao estudo do homem e suas inúmeras características sociais, culturais, migratórios, sem deixar de considerar seu rastro histórico no mundo. Basicamente aqui se estuda onde o homem vive, como vive, qual a sua história, qual sua cultura, crenças, como se relaciona com outros povos e entre sua própria comunidade, entre outros aspectos.

São consideradas ciências humanas os cursos de Filosofia, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, História, Linguística, Pedagogia, Economia, Administração, Contabilidade, Geografia, Direito, a Carqueologia, a Psicologia, entre outras.

Sobre as dificuldades, não é para ter muitas, pois os cursos desta área são mais tranquilos. Existem sim alguns cursos onde é necessário observar questões mais pontuais, como o caso de direito, contabilidade, psicologia, entre outros. Mas em muitos desses casos as dificuldades estarão muito mais relacionados ao exercícios de tais profissões do que necessariamente no seu respectivo estudo.

O que são ciências biológicas?

Ciências biológicas

As ciências biológicas são destinadas ao estudo dos seres vivos, tem um aspecto muito amplo de áreas acadêmicas. Basicamente o objetivo e estudar a vida nas mais variadas escalas, sendo ela atômica e molecular.

Os cursos que fazem parte desta ciência são os seguintes: Zoologia, Medicina, Botânica, Microbiologia, Bacteriologia, Citologia, Biologia, Genética, Sistemática, Fisiologia. Ecologia, Biótica, Histologia, Ecologia, Iconologia, Biotecnologia, Paleontologia e Etnobiologia.

E as dificuldades?

Como eu sou da área de exatas, tudo em biologia é complicadíssimo. Mas fazendo uma análise técnica o que se observa é que os cursos desta área exigem muita personalidade, sensibilidade e muita, mas muita dedicação. O estudo da vida é muito complexo, lidar com a vida mais ainda. Pessoas que não gostam de ver sangue, tem nojo de muita coisa ou é sensível a cenas fortes, por exemplo, podem esquecer de entrar na área biológica.

Como saber qual área eu devo estudar?

As áreas são bastante definidas e acredito que a maior dificuldade seja em definir o curso e não a área. Veja: ciências exatas estão fortemente ligadas a matemática e aí fica fácil para você definir se é o seu forte ou não. Ciências biológicas é algo que ou você gosta ou não gosta, afinal lidar com a vida e seres humanos requer quase que um dom. Só sobra as ciências humanas que são as mais tranquilas de se estudar e de trabalhar também.

É possível fazer graduação em uma área é pós-graduação em outra?

Sim, é possível. Mas é necessário avaliar se existe compatibilidade e se uma pós naquela área irá agregar conhecimento e valor à sua graduação. É preciso ter em mente que pós-graduação é especialização, logo, fica subentendido que uma especialização e o aprofundamento de algo que você já conhece ou que já tenha estudado.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos