Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


O que é pós-doutorado, para que serve e quem pode fazer



Pós-doutorado é uma especialização, diferente de pós-graduação e mestrado, que sucede o doutorado. É também mundialmente conhecido como postdoc. Após o término do doutorado, caso o aluno queira continuar especializando-se na área de pesquisa, ele faz o pós-doutorado, que é uma espécie de estágio em universidades, própria para os pesquisadores que querem aprofundar-se no assunto de seus respectivos doutorados.

Qualquer pessoa pode fazer?

Não. Apenas pessoas que tenham concluído os estágios de graduação, mestrado e doutorado, pois o doutorado é o último estágio do ensino superior e não é necessário, mas para que o pós-doutorado seja realizado, é preciso que os demais estágios tenham sido feitos anteriormente. É comumente feito por recém doutores.

beca graduação

Todas as universidades oferecem este tipo de curso?

O pós-doutorado não é um curso, é um estágio de pesquisa, por este motivo não há a certeza de que todas as universidades podem oferecer o estágio aos interessados, além disso, não é possível realizar o pós-doutorado apenas em universidades, também há a possibilidade de realiza-lo em centros de pesquisa, órgãos e instituições que possibilitem as pesquisas e o aprofundamento. É preciso entrar em contato com a universidade escolhida e verificar a disponibilidade.

É preciso cursar alguma disciplina específica?

Não. Por se tratar de um estágio e não uma forma de curso, ou extensão da graduação e do ensino superior, o pós-doutorado não possui aulas, ou curso de disciplinas de maneira convencional. No geral o pós-doutorado não inclui defesa de tese, e sim orientação de alunos, pesquisas e publicações que auxiliem e somem ao doutorado do aluno, entre outras formas de aumento de conhecimento.

O pós-doutorado é obrigatório após o doutorado?

Não. Na realidade, o pós-doutorado seria uma especialização na área após a defesa de tese do doutorado. Para aquele que está interessado em realizar o pós-doutorado, é preciso apenas conseguir estágio em alguma universidade, ou instituição de pesquisa que possa ampliar seus conhecimentos.

É preciso levar em conta que ele não é um curso propriamente dito e não confere um título, logo, não existe oficialmente o título pós-doutor. Ele portanto é um aprofundamento como pesquisador.

Para que serve?

Ele, de modo geral, é apenas um estágio de pesquisa que auxilia o aprofundamento e ampliação do conhecimento do doutor. Quem faz pós-doutorado busca aprofundamento e prática profissional para sua tese.

Ele é igual em todo o mundo?

A visão do pós-doutorado muda de país para país. Nos Estados Unidos e em alguns outros países, por exemplo, o pós-doutorado é visto como uma extensão obrigatória do doutorado e serve para o amadurecimento do doutor. Outro quesito que varia muito de um país para outro é a bolsa e o salário do pós-doutorado, bem como a duração que, em média, no Brasil, dura dois anos.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos