Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso superior de Enfermagem: Estudos Disciplinares



Estudo disciplinar, também conhecido pela sigla ED, é o nome dado à prática curricular supervisionada. Não se trata de uma matéria específica da graduação, mas um método de ensino e estudo, e também de pesquisa, utilizado em diversas matérias administradas durante o curso. Através do estudo disciplinar, é possível aprofundar conhecimentos aprendidos, realizar um apanhado geral de pesquisas e ainda obter notas, quando os professores utilizam esse método como avaliação.

Um ED pode ser realizado de diferentes formas: através de um questionário, relatório geral, ou ainda apenas observações práticas. Durante a minha graduação foram utilizados muitos questionários como método de avaliação.

Como acontece?

Geralmente, com alguma antecedência, os professores detalham os critérios que usarão para a obtenção de nota em suas disciplinas. Então, ele disponibiliza através da internet ou de alguma xérox o questionário que será usado como Estudo Disciplinar.

Para ser respondido, o questionário pode exigir alguma prática em laboratório ou pesquisa, seja em campo ou literária. Alguns professores apenas avaliam se o aluno entregou ou não o ED. Outros, porém, corrigem os questionários, e dão uma pontuação para cada questão, sendo a nota obtida pelo somatório do número de acertos do acadêmico.

O que é mais cobrado?

Objetividade e apresentação seriam as palavras-chaves. Em geral, poucos EDs exigem respostas longas ou práticas delongadas dos estudantes. Maioria deles é destinada à perguntas objetivas, que enxugam o conteúdo principal aprendido na disciplina para que se tenha uma visão central da matéria, para que se guarde o principal, que, frequentemente, é o que é exigido nas provas.

Alguns professores já passaram EDs para minha turma e exigiram como critério avaliativo a apresentação do trabalho, que deveria ser entregue formalmente de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), digitados e sem erros de português.

Em grande parte dos Estudos Disciplinares, observando essas duas condições é possível se conseguir uma boa nota. Uma boa dica também é que, caso haja necessidade de prática, é importante que se realize por si mesmo, para tirar suas próprias conclusões e confeccionar respostas ou relatórios.

Muitas pessoas da minha classe já tiveram suas notas prejudicadas por não a fazerem, ou apenas copiarem Estudos de colegas, o que acarretou numa menor pontuação final dos mesmos.

Quais foram minhas maiores dificuldades?

Prazo. Muitos EDs têm data de entrega prevista para bem próximo das avaliações, e, por isso, acabei esquecendo ou perdendo o prazo de entrega de alguns desses trabalhos. Caso aconteça isso, deve-se realizar com o máximo de antecedência possível e agendar em mecanismos onde possa lembrar a data, para que nem deixe de realizar a tarefa e nem a realize em vão, não a entregando para avaliação.

No caso de EDs que necessitam de atividades em grupo, o quanto antes for realizado melhor, para evitar possíveis intercorrências e para que as pessoas possuam maior liberdade durante as semanas antecedentes das provas. Atentando-se para os prazos, acredito que todo o resto varie seu grau de dificuldade conforme o que foi pedido e a matéria, pois alguns Estudos Disciplinares podem exigir mais ou menos esforços do acadêmico.

Qual a contribuição dos Estudos Disciplinares para a graduação de Enfermagem?

Dentro da Enfermagem, assim como em outros cursos, os Estudos Disciplinares são de grande importância, pois são atividades realizadas extra-classe, e impulsionam um estudo maior das disciplinas, uma vez que incentiva os estudantes à praticarem e/ ou pesquisarem mais amplamente os assuntos abordados no currículo.

Além disso, é um dos melhores meios para a obtenção de nota durante a faculdade, pois é possível revisar os conteúdos e fazer um apanhado geral, que, devido à realização prática, permite uma maior fixação das matérias.

Carla Souza da Silva Fernandes, acadêmica de Enfermagem na Universidade do Grande Rio -Unigranrio



 

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