Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso de Enfermagem: Metodologia do Trabalho Acadêmico



O que a metodologia significa na vida escolar e pessoal de um acadêmico

Abordar esse tema é realmente algo fascinante pra mim, pois aprender sobre a metodologia durante o curso de enfermagem foi de extrema importância não só intelectualmente falando, mas em todas as áreas da minha vida! Sei que pode parecer exagero falar assim, mas tudo que é novo assusta e quando se ouve dizer sobre “normas para escrever”, “metodologia”, “avaliação”, entre outras palavrinhas, o primeiro pensamento de um estudante, é que não vai conseguir, não tem como dar certo, e porque não dizer que o sonho de se formar termina ali.

Tem-se sempre a sensação de que tem alguém mais inteligente que você, e é só se juntar a esse aluno, fazer os trabalhos juntos e está tudo certo. Mas não é bem por ai não, eu tive essa experiência, quando um aluno se ofereceu pra por meu nome no trabalho, aceitei sem nem pensar duas vezes, afinal eu me achava incapaz e sem qualquer potencial para realizar esse tipo de atividade.

Acabei sendo reprovada na matéria, pois aquele aluno na verdade, era totalmente descompromissado, e lá estava eu, com uma reprovação, com dívida, com vergonha dos outros alunos e da professora, e sem ter ao menos tentado aprender.

Por isso digo que através dessa matéria, mudei até minha vida pessoal, dali por diante passei a acreditar mais em mim, entendi que não existem pessoas mais “inteligentes” que as outras, e sim, pessoas que realmente querem fazer a diferença, que quando realmente se quer algo, não existe dia e nem hora, só é preciso se dedicar e dar o melhor de si é simplesmente ter força de vontade.

E eu trouxe pra todas as áreas da minha vida, porque entendi que se eu quiser, eu posso conquistar o mundo! Iniciei o próximo período confiante, fui pesquisar em artigos e projetos publicados, observar cada detalhe, e iniciei um projeto, sozinha, não procurei nem um tema fácil de trabalhar, e menos ainda uma pesquisa fácil de realizar, eu realmente decidi que ia fazer a diferença, e eu fiz.

Estudar metodologia me ensinou e me preparou para estudar as outras matérias, me fez ver que eu sou capaz de romper barreiras, e ainda, me destacar em tudo que eu quiser e me dedicar para isso. Verificar

A Concretização e o resultado da metodologia na minha faculdade

Realizei sozinha uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa com meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com uma pesquisa em um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que é referência na cidade de Passos e região, em se tratando de AIDS ( Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e DST (Doença Sexualmente Transmissível).

Analisei aproximadamente 1680 prontuários do ano de 1992 ao ano de 2009, traçando o perfil da população idosa que havia procurado o CTA nesse período.

Como citei acima, foi uma pesquisa trabalhosa, e exclusiva, mas eu precisava, além da nota, provar pra mim mesma que sou capaz! O resultado foi surpreendente, participei com meu projeto de uma bolsa da FAPEMIG, apresentando então os resultados do meu trabalho em uma conferência em Frutal de Minas, e dessa vez eu é que pude ajudar outras alunas, e não para por ai não, recebi nota 10,0 quando apresentei meu trabalho, hoje ele é um exemplar na biblioteca da UEMG de Passos/MG, servindo como material de pesquisa para outros alunos, e ainda publiquei o meu trabalho em uma revista científica, vou deixar aqui o link pra que você possa acompanhar de perto o resultado de que se eu consegui, você também pode http://www.dst.uff.br/revista23-4-2011.htm.

Posteriormente, realizei outro trabalho pelo IFSULMINAS (Instituto Federal do Sul de Minas) aqui de Passos/MG e apresentei o resultado em Inconfidentes/MG. Hoje familiares, amigos e até mesmo desconhecidos me procuram para auxílio na metodologia e realização de trabalhos acadêmicos. Verificar

Conclusão

O seu sucesso como pessoa e profissional, começa com seu compromisso com a assiduidade nas aulas, a permanência nas mesmas, seu esforço e a valorização do seu professor, que está ali unicamente para transmitir conhecimento.

Conhecer sobre metodologia, é fascinante e de suma importância, você vai usá-la pra sempre, enquanto realiza seus trabalhos acadêmicos e quando se tornar um profissional de renome. E posso te garantir que no momento em que se tem consciência do seu potencial, sua vida nunca mais será a mesma. Verificar

Edilaine de Souza Silva Enfermeira, especialista em Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúde FESP- UEMG Passos/MG



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos