Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Engenharia Mecânica: Fundamentos de Circuitos Elétricos

Home » Engenharia Mecânica

Engenharia Mecânica: Fundamentos de Circuitos Elétricos é uma disciplina do curso superior de Engenharia Mecânica.



A disciplina de fundamentos de circuitos elétricos faz parte da grade curricular do curso de Engenharia Mecânica e da maioria das engenharias das universidades do Brasil. Geralmente é uma disciplina obrigatória, de grande relevância para o engenheiro. A carga horária fica em torno de 40 a 80 horas, dependendo do ramo da engenharia que se está estudando.

O que se estuda nesta matéria?

A disciplina trás um conceito mais embasado da eletricidade, em comparação com o que é estudado no terceiro ano de ensino médio. Inicialmente, estuda-se, os conceitos de tensão, corrente e resistência através da lei de Ohm. A ementa é composta também pela análise de circuitos simples e complexos. O aluno aprende a calcular a tensão em malhas de circuitos, resistências, correntes, indutância, capacitância e etc.

Como são as aulas?

As aulas são presenciais, todas teóricas, em sala de aula. Como se trata de apenas uma introdução aos circuitos elétricos não há aulas práticas, no entanto, o aluno deve ter um bom entendimento da disciplina para estar preparado para assuntos mais complexos relacionados ao tema durante o curso. Os professores costumam fornecer um circuito e propor aos alunos que encontrem a Corrente (I), Tensão (v) no circuito ou resistências (R). As aulas são dinâmicas pois a resolução de exercícios é crucial para a absorção do conteúdo estudado.

Dificuldades

Em geral não existem dificuldades no entendimento da disciplina por ser mais uma revisão mais extensa da física 3 do ensino médio. No entanto, o aluno deve dispor de tempo e dedicação, pois os cálculos são extensos, e estar atento, pois é necessário analisar os circuitos antes de aplicar as fórmulas.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Análise de circuitos. Encontrar a tensão e corrente em determinado circuito elétrico usando leis de estudiosos da física. Deve-se saber também desenhar os circuitos, com os devidos componentes representativos, tudo é avaliado nas provas.

Importância da matéria

Relevante e suma importância, uma vez que, a maioria dos equipamentos mecânicos é composta de comandos elétricos. E não há como estudar, projetar, implantar e programar, máquinas e equipamentos sem conhecer a interface elétrica dos mesmos. Fundamentos de circuitos elétricos, também é uma porta de entendimento aos variados conceitos da eletricidade, nos diversos ramos da engenharia, principalmente na engenharia elétrica.

Sobre Engenharia Mecânica

A disciplina de fundamentos de circuitos elétricos foi uma das matérias que mais gostei do curso, pois demonstra de forma analítica os circuitos elétricos que fazem parte do nosso dia. Os circuitos da nossa casa, geração de energia, distribuição elétrica, estudo de circuitos de componentes de máquinas, equipamentos e dispositivos elétricos. A disciplina também serviu como base para estudo de outras matérias durante o curso, bem como, despertou o senso critico e a criatividade na elaboração de projetos que foram propostos. A disciplina também desenvolveu a habilidade no estudo do desenho técnico, na descrição de componentes para projeto interfaces elétricas.

Marthina Costa - Engenharia Mecânica - UNIP



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.