Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Curso Superior de Engenharia de Produção: Química Aplicada

Home » Engenharia de Produção

Curso Superior de Engenharia de Produção: Química Aplicada é uma disciplina do curso superior de Engenharia de Produção.



A química está presente em nosso dia a dia, porém em algumas áreas ela é mais utilizada do em outras, no caso de Engenharia de Produção, a química é bem necessária, pois trabalhamos com processos de produção, e em alguns destes processos é necessário a utilização de materiais que em alguns casos, tem que ser unido a outro e isso causa reações. E não ter a ciência de como fazer essa junção pode acarretar resultados desagradáveis.

As aulas – o que é química

Química é a ciência que estuda toda forma de matéria, a química estuda as reações da matéria, as composições e as transformações da matéria. A química se divide em bioquímica, físico-química, química analítica, química mineral, química inorgânica, química orgânica e química nuclear.

As aulas – a importância da química na engenharia

Quando iniciamos as aulas, fomos remetidos ao ensino médio o professor voltou as explicações do que era átomo, moléculas, como eram formados os átomos enfim foi um retrospecto do ensino médio. Mas não foi só isso, aprendemos a necessidade da química no curso de engenharia de produção e na profissão de engenheiro de produção.

Como muitos já sabiam e outros não tinham ideia, a química está ligada diretamente aos minérios, é pode parecer estranho, mas muitos alunos não faziam ideia de certos pontos que foram colocados, por isso a necessidade do professor fazer uma passagem rápida sobre esta matéria que aprendemos no ensino médio.

Mas no curso superior de engenharia da produção pude ver a necessidade da química, e como todas as divisões da química são necessárias para o engenheiro de produção, coisa que eu não imaginava. Nestas aulas nos foi explicado cada divisão da química com detalhamento, e assim podemos ver a real necessidade como por exemplo a química inorgânica, que estuda as reações dos compostos inorgânicos como o ácido, o ácido é um composto que em muitos processos de produção é utilizado com frequência, a mistura desse material com um outro que não seja compatível pode levar a perca de uma linha inteira de produção, causando assim um grande prejuízo.

É claro que um estudo completo desta matéria realmente não tivemos pois cabe ao químico profissional formado. Porém, como já mencionei o engenheiro de produção tem a necessidade de conhecer as reações químicas, saber a tabela periódica, e principalmente ter a cautela ao manusear certos materiais.

Aulas teóricas e praticas

As aulas eram dadas dentro do laboratório, pois como utilizávamos muitos produtos químicos o local das aulas tinha que ser o apropriado, fazíamos muitas “misturas” de materiais para obtermos suas reações, fazíamos cálculos de quantidade a ser utilizada, estudávamos as reações químicas.

Essas aulas, posso dizer que foram cem por cento praticas, apesar de lermos muito; mas como tínhamos as aulas no laboratório de química, já íamos praticando o que aprendíamos, era muito interessante, prendia a atenção.

As dificuldades

A minha dificuldade em relação a química aplicada sempre foi a tabela periódica, mas como o professor sempre deixou claro para a classe, não precisamos decorar a tabela pois sempre teríamos a mesma em mão. Fora esta dificuldade que já vinha dos tempos de ensino médio não tive nenhuma outra. Com isso não quero dizer que as aulas eram fáceis, eram aulas bem puxadas, já tínhamos noção da química, mas o estudo dessa no curso superior é bem diferente, os conceitos básicos fundamentais são os mesmos, mas a aplicação é diferente.

Os professores

O professor desta matéria, foi muito consciente no que se diz respeito as dificuldades de alguns alunos, como ele dizia, ele estudou em colégio público a vida toda, mas na época que ele estudou era diferente os alunos e professores eram bem mais engajados, e depois de formado ele começou a dar aulas em colégios públicos então, ele sabia as dificuldades que alguns alunos tinha.

Curiosidade

Aprendemos muito sobre a divisão da química, porem o que pude observar foi que na profissão de Engenheiro de Produção utilizamos bem mais as áreas de química analítica e inorgânica.

Conclusão

Como eu sempre menciono, o que se aprende pode não ser utilizado no mesmo momento, mas em alguma circunstância da vida iremos utilizar, ingressar em um curso superior não quer dizer que você deve esquecer tudo que aprendeu no ensino fundamental e médio, devemos ter a consciência que estas duas etapas foram um preparatório para o ingresso em uma faculdade.

Isso pode parecer obvio mas nem todos alunos pensam assim, e só acaba se dando conta desta necessidade quando está sentado em uma sala de aula de uma faculdade.

Diego Hipolito Engenharia de Produção Uninove - 2013



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.