Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Faculdade de Física: Prática de Ensino - Reflexões

Home » Física

Faculdade de Física: Prática de Ensino - Reflexões é uma disciplina do curso superior de Física.



Física no Cotidiano

Desde que o homem pensa para viver ele se deu conta de muitos fenômenos que os cercam no dia-a-dia e busca constantemente uma explicação para tais fenômenos. É sabido que a Física é uma Ciência que acompanha o ser humano desde sempre, uma vez que, a natureza precede o homem. Os fenômenos, tais como as chuvas, eclipse e efeitos de marés (alta e baixa), são alguns dos acontecimentos presentes na vida do ser humano. Em outras palavras, todo sujeito sabe física, mesmo que em nível de senso comum, cabe ao Educador de Física partir desse conceito de cotidiano e fazer o aluno transcender para o conhecimento Científico.

Física no Ensino Médio

Comecei minha carreira docente em um Curso de Educação Popular, um curso com uma metodologia de ensino/aprendizagem ancorada nas Teorias de Paulo Freire, um modelo totalmente oposto ao que nos deparamos em Escolas de Ensino Médio da rede Pública. Infelizmente a nossa Escola é do século XIX é notório isso em sua estrutura (prédio), em suas salas de aulas e por ai vai. O professor é do século XX, durante sua graduação a única preocupação era em: Como posso ensinar algo a alguém?

Sendo que nossos estudantes são do século XXI, estudantes Polegarzinhos (estudantes que estão a todo o tempo conectado as redes sociais) como menciona em um de seus livros o escritor francês, Michel Serres. E aí é claro que a pergunta tem que se inverter, ao invés de um Educador perguntar-se como posso ensinar algo a alguém, deveria perguntar-se: Quem é esse alguém? E como se aprende?

É notório a diferença, no professor do século XIX o objeto central é ele mesmo, se o Educador acompanhar o estudante do século XXI o foco é no estudante e o educador tornar-se mais um entre os iguais, ou seja, um mediador.

Experiências práticas em Ensino de Física

Durante a graduação em Física, tive a oportunidade de realizar oficinas com experimentos de Termodinâmica elaborados com materiais alternativos para alunos de escolas públicas e privadas da cidade de Pelotas. O referencial teórico era de Vygotsky onde coloca o educador como mediador da situação, nessas oficinas antes de realizarmos experimentos, preparava um pré-teste para saber os conceitos espontâneos dos estudantes. Realizávamos os experimentos com uma ordem necessária ao aprendizado e no final realizávamos um pós-teste para que pudéssemos avaliar o quanto conseguimos fazer com que os estudantes passassem de uma linguagem de senso comum para uma linguagem científica.

Análise

Após realizarmos oficinas com experimentos de Termodinâmica em diversas escolas da rede pública e privada foi possível tirar algumas conclusões:

Primeiramente, é notória a diferença entre o ensino particular e o ensino privado. Os estudantes da rede privada tiveram um aproveitamento potencialmente melhor em relação aos estudantes da rede pública.

A segunda análise é positiva, a taxa de crescimento foi aproximadamente a mesma para as diferentes redes de ensino, em outras palavras: no pré-teste por exemplo estudantes da rede pública obtiveram uma nota 4 de no máximo 10.E o estudante da rede privada obteve 6 de no máximo 10.E no pós-teste alunos da rede pública obtiveram um 7 de 10 e a rede privada um 9 de 10,em outras palavras, através de aulas experimentais e ancorado em Vygotsky independentemente da bagagem do estudante a taxa de aprendizado pode e deve ser a mesma.

Alex Campos de Souza, FÍSICA-ULBRA



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.