Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Curso superior de História: Estágio Supervisionado é uma disciplina do curso superior de História.
Os estágios supervisionados são requisito obrigatório para a obtenção do título de licenciado em História. Na formação do futuro professor, eles têm o papel de possibilitar experiências de práticas no ambiente escolar enquanto o aluno ainda está na faculdade. Desta forma, o estudante possui o professor universitário e o professor supervisor auxiliando-o na transição entre os dois espaços.
Segundo as diretrizes do Conselho Nacional de Educação, os alunos de licenciatura devem cumprir 400 horas de estágio supervisionado em instituições educacionais, além de 200 horas de Atividades Acadêmico – Científico- Culturais (as famosas AACC’s). Há algumas faculdades que deixam para o estudante a organização do seu estágio; em outras, a carga horária é dividida entre as disciplinas a serem cursadas. A minha opta pela segunda opção e esta é a distribuição atualmente:
30h – Didática;
100 h – Ensino de História: Teoria e Prática;
90h – Metodologia do Ensino de História I;
90h – Metodologia do Ensino de História II;
60h – Política e Organização da Educação Básica no Brasil (POEB) e
30h – Psicologia.
A minha dica primordial é: não deixe o estágio para o final do semestre ou do curso, pois é algo que ocupa um tempo razoável e a sua vida não se resume a ele. Organize-se para realizar ao menos 5 horas semanais (a lei prevê até 6h por dia e 30h semanais) e aproveitar a experiência para preparar-se para o trabalho que provavelmente você exercerá por toda sua vida.
A forma como os estágios são realizados dependem da orientação de cada faculdade. Na minha, as horas de estágio são divididas entre as 6 disciplinas citadas e cada uma possui um enfoque diferente.
No geral, temos duas ações a serem realizadas no estágio: a observação e a regência. 90% das 400 horas serão dedicadas à observação, o que significa que o professor espera que você apenas acompanhe as aulas, faça anotações do que viu e problematize algum aspecto que se relacione com a disciplina em questão. É uma análise do ambiente escolar (por exemplo, discutir recursos didáticos, indisciplina, etc).
No final da graduação, quando você cursa Metodologia do Ensino de História II e Ensino de História: Teoria e Prática, exige- se que você intervenha em sala, propondo uma regência. Você pode sugerir até três aulas e, para prepará-las, deve ter o suporte do professor da faculdade e o da escola.
Muitos estudantes não gostam de fazer o estágio porque demanda uma mudança de rotina: gasto de tempo no deslocamento para a escola, assistir a “mesma aula” repetidas vezes, ausência de remuneração, etc.
Eu concordo que tudo isto nos canse, já que a própria faculdade nos exige muito e há estudantes que também trabalham. Mas a vivência no espaço escolar traz uma experiência que não nos é dita em sala de aula e que fará diferença quando você se tornar, de fato, professor. Nós passamos anos como alunos, mas ao passarmos para “o outro lado”, descobrimos o quão complexo é o ambiente escolar.
Você verá que não dará aula apenas de História. Como professor, você se verá discutindo questões e resolvendo problemas que inicialmente não deveria. Em quase todos os estágios, vi os docentes intervindo em conflitos religiosos em sala de aula e problematizando falas preconceituosas.
Infelizmente, descobrirá que a sala dos professores é um dos lugares mais tensos da escola. Ela também é um local de poder e de disputas.
Acredito que o primeiro passo para ter um bom estágio é escolher professores motivados para sua supervisão. Eles te ajudarão a compreender este ambiente, que posturas vão ser exigidas de você e como contornar problemas cotidianos.
Lembre-se: você é apenas um estagiário
Em todas as disciplinas que cursei, os professores alertavam que algumas escolas tendem a pedir para que o aluno realize tarefas que não estão incluídas no estágio, como cobrir aulas vagas. Não aceite isso!
Aproveite o estágio para observar, perguntar e entender o funcionamento da escola e das responsabilidades do professor. A partir destas experiências, pense em que tipo de docente você quer ser e o que se espera do seu trabalho.
Ana Paula Santana Bertho, graduanda em História pela Universidade de São Paulo.
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