Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Faculdade de História: TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Home » História

Faculdade de História: TCC - Trabalho de Conclusão de Curso é uma disciplina do curso superior de História.



A disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso (o famoso “TCC”) – Projeto do curso de História” (ou também “Projeto de Pesquisa Histórica”) é uma das matérias mais temidas pelos universitários. Cursada no último ano de graduação, é o momento em que os estudantes possuem para planejar a realização de um trabalho de pesquisa na área de interesse. Ao terem o TCC aprovado, provam estarem aptos a serem historiadores.

O que é

Praticamente todos os cursos exigem que os alunos façam um trabalho de pesquisa para terminarem seu curso e obter seu título na área. Para nós, eu diria que é uma oportunidade de experiência de prática, pois ao longo do curso de História raramente nos é exigido à ida a arquivos e a escrita de textos tão extensos e complexos.

O projeto é o primeiro passo desta jornada e, no geral, consiste em um documento de até 20 páginas. Você verá que o processo de pesquisa é marcado por descobertas, implicando no surgimento de mais questões que poderiam ser desenvolvidas. Por isso, você deve ter o projeto sempre a mão, mantendo no horizonte as perguntas que orientam o seu trabalho e as tarefas que se propôs a fazer.

Quais as dificuldades?

Um projeto de TCC não é escrito de uma hora para outra e, provavelmente, você terá que refazê-lo algumas vezes até chegar à versão final. Fique tranquilo! É um processo normal e os professores têm em mente que, para a maioria, a produção de conhecimento é algo novo e admitem várias tentativas até chegar a um trabalho satisfatório. Por isso, encare a disciplina como um espaço de laboratório: use-a para ler, discutir, investigar e escrever sobre uma temática que você se interessou na graduação e que agora pode ter a oportunidade de se aprofundar. Como você passará longos meses em companhia do seu TCC, é recomendável que você faça sobre algo que goste.

No meu curso, o TCC não é uma obrigatoriedade, porém quis fazê-lo mesmo assim. Foi trabalhoso, mas enriquecedor: sinto que aprendi a escrever e ler melhor; tive a oportunidade de ir a arquivos; conhecer pessoas que estudavam o mesmo que eu e apresentar meu trabalho em grupos de pesquisa e seminários.

Etapas

Escolha do tema e orientador: pense nos temas ou períodos que mais lhe chamaram atenção ao longo da graduação. A partir desta seleção, procure professores que trabalhem com estes assuntos e, sobretudo, que sejam responsáveis. A figura do orientador é chave neste processo, pois é o papel dele ajudá-lo nesta empreitada com o seu conhecimento e experiência.

Levantamento bibliográfico e escolha do objeto: após a delimitação de um tema geral, como “Movimento Operário na Ditadura Militar”, é momento de você mapear as principais publicações sobre o tema e selecionar algumas para ler e fazer fichamentos. A partir das suas leituras, você terá uma visão sobre o que já foi escrito e poderá escolher um objeto de estudo (no meu caso, por exemplo, foram as festas de Primeiro de Maio entre 1968-1984 na Grande São Paulo). Lembre-se de delimitar o seu tema de acordo com o tempo e as fontes que você tem disponíveis para realizar a sua pesquisa.

Objetivos: A corrente historiográfica da Escola dos Annales nos lembra que devemos ter um “problema” para começar um trabalho. Quais são as perguntas que seu objeto suscita e você quer respondê-las? Por que é um “problema” válido a ser investigado?

Busca de fontes: a partir do objeto, é hora de selecionar quais tipos de fontes serão utilizadas ao longo da pesquisa (documentos escritos, entrevistas, material audiovisual, etc) e onde se encontram (em arquivos públicos ou particulares, por exemplo).

Cronograma: Pense no tempo disponível que você tem para realizar a pesquisa e distribua as tarefas a serem feitas para realizar o TCC. Atenção! Seja realista com você mesmo: leve em conta que você não tem todo o tempo disponível apenas para este trabalho e que contratempos sempre podem acontecer.

Escrita do projeto: dispondo destas informações, é chegado o momento de escrever o projeto. No geral, ele deve conter os seguintes tópicos: introdução (trazendo ideias gerais sobre o tema), justificativa (por que é importante investigá-lo? Cite autores que já estudaram a temática e embasam sua pesquisa), objetivos (quais são as perguntas que quero responder com a investigação?), metodologia (diga como irá fazer sua pesquisa, a partir de quais fontes, conceitos e autores), cronograma (distribua em meses/trimestres as leituras de bibliografia, coleta e interpretação de fontes e escrita do TCC) e bibliografia (autores utilizados).

Conclusão

Assim, o projeto de TCC é uma disciplina trabalhosa, mas também proporciona uma série de aprendizagens ao estudante. Para nós historiadores, é o momento de colocar em prática o nosso conhecimento teórico e aprofundar uma temática de interesse da graduação (e que pode gerar outros trabalhos futuros).

Ana Paula Santana Bertho, graduanda em História pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP)



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.