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Faculdade de Marketing: Matéria Ciências Sociais

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Faculdade de Marketing: Matéria Ciências Sociais é uma disciplina do curso superior de Marketing.



As Ciências Sociais e o Marketing: qual a relação?

Lembro-me do primeiro dia de aula da disciplina Sociologia na pós em Marketing Digital pela Universidade Católica Dom Bosco (UCBD). O professor começou lançando uma pergunta aos alunos: ciências sociais é a mesma coisa de sociologia? A meu ver, era sim, ambos eram a mesma matéria com os mesmos objetos de estudo, porém, como explicou o professor, não se tratava da mesma disciplina.

Ciências sociais é um estudo que visa observar diversos outros campos do conhecimento como Direito, Política, a própria Sociologia, dentre outros. Já a sociologia é uma corrente de estudo em que o foco se limita ao homem na sociedade, com seus comportamentos e ações.

Mesmo com o professor trabalhando para o olhar dos discentes se voltarem aos teóricos sociólogos apresentados, recorrentemente a visão antropológica do homem na sociedade também era apresentada, o que tornou os assuntos ministrados ainda mais interessantes.

Como jornalista e atraída pelo marketing, pode parecer sem sentido querer entender sociologia, mas, como não enxergar a relação entre esses estudos se tudo converge para o homem e suas vivências em sociedade?

Aprendizado

O jornalista pelo que aprendi na graduação é um especialista em generalidades. Ele deve saber um pouco de cada coisa para compreender os fatos. A sociologia é uma grande auxiliadora nessa busca de compreender o porquê de tais fatos em certas localidades são mais frequentes que em outras, enquanto o marketing traz uma série de ferramentas para que sejam lidos e acompanhados pelo leitor. Tudo se relaciona em si, de forma engendrada. Esse aprendizado somou a minha trajetória na comunicação.

A questão do comportamento do homem na sociedade respaldada pelos teóricos era o que tinha de mais interessante nas aulas. De todos apresentados, Émilie Durkheim estava em destaque com seu estudo do comportamento padronizado do homem.

Como exemplo, o professor de sociologia narrou a seguinte parábola:

Chega um grupo de amigos para comer uma pizza em uma bem frequentada pizzaria. A porta do estabelecimento está aberta e as janelas também. Por se tratar de um grupo em quantidade considerável de pessoas, todos querendo logo se acomodar para fazer o pedido, começou uma aglomeração na porta. Certamente, para facilitar esse trânsito, muitos desse grupo poderiam optar por entrar na pizzaria pela janela, mas, por não ser uma atitude padrão de comportamento, tiveram de esperar um por um entrar. A questão é – para não serem criticados, vistos como insanos por fugirem do padrão de entrar no lugar pela porta, as pessoas se sacrificam.

Ciências para a vida

O que aprendi com isso pela visão Durkheimniana? Que todos querem ser aceitos e fazem qualquer coisa para evitarem críticas. Muitos querem estar consumindo o que é tendência; mostrar prosperidade e ser aceitos por isso na sociedade.

O marketing usa muito essa técnica para colocar uma determinada marca em evidência. O professor usou como exemplo o “case” das sandálias Havaianas, a qual fez um bem sucedido plano de marketing para criar nas pessoas o conceito de que todos podem ter seu par e serão vistos como charmosos na sociedade.

Indo mais além, quem usa Havaianas entra para o clube de pessoas bem aceitas. Esse é um fenômeno sociológico que Émilie Durkheim teorizou. Muitos querem elogios e estar nos bons padrões, serem aceitos e sofrerem o mínimo de críticas possível. Esse estudo sociológico, que integra as Ciências Sociais, é utilizado conscientemente como uma ferramenta do marketing.

Mais teorias

Outro teórico trabalhado nas aulas foi Marx Weber, o qual acreditava não estarem apenas no fator econômico as determinantes para o comportamento do homem na sociedade. Para Weber, o homem traz uma bagagem psicológica e moral que são igualmente meios para as mudanças sociais.

Weber e Durkheim foram os dois teóricos mais citados nas aulas de sociologia, dando ênfase nas questões impulsionadoras do poder de compra e da composição da sociedade de consumo, tão em voga nos últimas décadas.

O aprendizado em sociologia inserido no curso de marketing fortaleceu em mim ainda mais o pensamento de que todo conhecimento pode ser interdisciplinar, pois a necessidade de ter seus desejos supridos é uma forte característica do homem, traço este que segue em estudo por diversas correntes de estudo.

Michelle de Oliveira, Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), na Bahia, com pós-graduação em Marketing Digital pela Universidade Católica Dom Bosco, no Mato Grosso do Sul.



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