Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores

Faculdade de Matemática: Física Geral ou Mecânica

Home » Matemática

Faculdade de Matemática: Física Geral ou Mecânica é uma disciplina do curso superior de Matemática.

A disciplina de Física Geral ou de Mecânica para o curso de Licenciatura em Ciências Exatas é dividido inicialmente nas disciplinas de mecânica I e mecânica II para o primeiro e segundo semestre do curso e em laboratório de mecânica I e laboratório de mecânica II também para o primeiro e segundo semestre do curso. É uma disciplina obrigatória e cada uma possui 2 créditos cada.

É uma disciplina ligada à física que é de extrema importância ao currículo de um curso ligado às exatas com abrangência de física.

A disciplina de Física Geral ou Mecânica é uma disciplina que inicia os estudos sobre os vetores.

Como são as aulas?

As aulas são de duas horas, das 19 horas às 20 horas e 40 minutos ou das 21 horas às 21 horas e 40 minutos, em algum dia da semana que pode ser conciliado com outra disciplina de 2 créditos. Na disciplina de Física Geral ou de Mecânica I, Mecânica II, também foi oferecido uma monitora aos alunos tanto na primeira parte da disciplina quanto na segunda. Ela dava as monitorias uma ou duas vezes por semana e resumia a parte da disciplina que os alunos estivessem com dificuldades ou o que estivesse sendo aprendido nas aulas.

As aulas de Laboratório de Mecânica I e Laboratório de Mecânica II eram feitas em laboratório.

Desafios

Encontrei algumas dificuldades encontradas no ensino de física, relacionadas à ela, mas foi um estudo muito proveitoso, prazeroso e agradável em que pude aprender bem sobre essa parte da física.

A professora que ministrou as disciplinas cobrava sobretudo várias listas de exercícios em que eram avaliados e podia pedir ajuda à monitora para possíveis dúvidas relacionadas à eles. Além disso também eram pedidos provas ao longo do semestre, que eram complementados com essas listas para que se pudesse aumentar a nota.

Sobre a matéria

Foi muito importante para o meu curso superior a disciplina de mecânica, por ser um importante ramo da física em que são encontrados e estudados grandes pensadores como por exemplo Galileu Galilei, Isaac Newton e Johanes Kepler.

Esses pensadores por exemplo foram os que originaram a mecânica clássica que pode ser dividida em dinâmica, estática e cinemática. A cinemática vai tratar do estudo do movimento e não vê as suas forças nem a sua massa, ao contrário da estática que vai ver as forças atuantes no corpo porém de forma estática, ou seja, sem o movimento do corpo, sendo também utilizado as três leis de Newton no estudo da estática.

E contrário também da dinâmica que vai estudar a segunda Lei de Newton tendo como fundamento de seu estudo pois estuda o movimento em suas causas que são por sua maior parte as forças desses corpos. Na base da mecânica clássica podemos estudar por exemplo a velocidade como um vetor, e o momento linear como um produto em que será utilizado a velocidade pela massa de uma determinada partícula. Tudo isso contribuiu muito para o estudo de meu curso superior.

Sobre o curso

É um curso que possui um núcleo geral, incluindo disciplinas das diversas áreas das ciências e depois é dividido em 3 habilitações: de matemática, de física e de química, sendo possível lecionar na área da habilitação escolhida e na área de ciências para o ensino fundamental.

Júlia Guimarães Ubiali, estudante de Licenciatura em Ciências Exatas - USP São Carlos.

Faculdades no Brasil