Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Faculdade de Veterinária: Anatomia Topográfica

Home » Medicina Veterinária

Faculdade de Veterinária: Anatomia Topográfica é uma disciplina do curso superior de Medicina Veterinária.



A medicina veterinária, assim como a ciência de uma forma geral, vem avançando muito e novos significados, conceitos e formas de se entender e explicar os fenômenos são melhorados a cada dia.

Quando eu fiz a faculdade, estudei a disciplina de Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos. Lembro bem que estudávamos em um livro chamado Getty, Anatomia dos Animais Domésticos, em dois volumes gigantescos e muito pesados que tínhamos que carregar para todos os lados. É, naquela época não tínhamos a internet como fonte de pesquisa, estava nos seus primórdios.

Não se falava ainda no conceito de anatomia topográfica, que ao meu ver ajuda muito na visualização e entendimento da disciplina e da anatomia, como um todo.

Conceitos

Anatomia nós já sabemos que é a ciência que estuda as características, a forma física dos animais.

Se formos procurar entender o conceito de anatomia topográfica pela etimologia (origem) da palavra topográfica, seria: Pelo prefixo “topos” (lugar ou região) e o sufixo “grafos” (escrita). Ou seja, é o estudo da anatomia pela sua região.

Ou seja, a diferença da forma como é exposta nos livros antigos de anatomia, que mostram as características físicas de acordo com os sistemas (digestivo, respiratório, tegumentar, muscular etc), a anatomia topográfica descreve as estruturas físicas de acordo com a região (cabeça, pescoço, abdome etc). Mas mesmo a região da cabeça ou do abdome pode ser dividida em várias regiões e, dentro de cada região, são estudados os sistemas (pele, ossos, músculos, vascularização etc).

Então podemos dizer que a anatomia topográfica permite o estudo do corpo através de regiões, relacionando a posição anatômica com as estruturas funcionais (sistemas), sejam superficiais ou profundas de uma determinada área do corpo do animal.

Nesse estudo, alguns termos são muito empregados e por isso devem ser conhecidos. Servem para indicar precisamente a área e a posição no corpo, são eles: Dorsal e Ventral; - Plano Mediano, Plano Frontal e Plano Transversal; E Cranial e Caudal.

Tópicos estudados

Nessa disciplina são estudados tópicos como: A história da anatomia; O conceito de anatomia; As abordagens anatômicas. Os termos anatômicos; As posições e planos anatômicos; As divisões e a constituição do corpo; Entre outros. Também são estudados os sistemas: Esquelético, Articular, Muscular, Nervoso, Cardiovascular, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital, Linfático, Endócrino e Tegumentar.

Metodologia de ensino

A disciplina é ministrada em aulas teóricas e também aulas práticas demonstrativas. Como o conteúdo é extenso, geralmente também são utilizados recursos como trabalhos (seminários) individuais ou em grupos, como suporte para o curso.

Dificuldades no estudo da matéria

Acho que, como todo estudo em anatomia, o conteúdo extenso no primeiro período da faculdade pode assustar e causar uma certa pressão nos alunos.

O ambiente das aulas também é um grande dificultador. Um anatômico não é o lugar mais agradável do mundo para se estudar. As aulas geralmente demoram entre 2 a 4 horas (teóricas e práticas) em um ambiente fechado, com peças anatômicas (corpos e partes de corpos de animais) e o forte odor de formol misturado com outros odores desagradáveis (em função do tempo de permanência daquelas peças orgânicas nas cubas de formol).

Mas logo a gente se acostuma, por que precisa ficar mais tempo além das aulas para estudar para as provas. Tanto acostuma e consegue até lanchar lá dentro.

Conteúdo das provas

As provas, assim como as aulas, também são teóricas e práticas. O conteúdo é extenso, mas é importante prestar muita atenção nas aulas, pois os professores costumam dar dicas do que é mais importante. Algumas estruturas são mais básicas que outras e, por isso, mais cobradas.

Conclusão

É impossível se formar em medicina veterinária sem conhecer a anatomia dos animais. Até por que essa disciplina é pré-requisito para várias outras do curso e, sem saber reconhecer as estruturas anatômicas e dos sistemas (pele, ossos, músculos etc), não há como evoluir nos estudos. Ou seja, a prática profissional depende integralmente desse aprendizado.

Ana Carolina Braga. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Facebook: https://www.facebook.com/anacarolinabbraga



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.