Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de nutrição: Higiene e Legislação de Alimentos



A disciplina “Higiene e Legislação dos Alimentos” é utilizada como base na área de Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), nos cursos técnicos e bacharel em Nutrição.

Esta disciplina é composta pelas boas práticas de manipulação de alimentos e legislações referentes à alimentação, além de cuidados básicos e específicos para cada atividade dentro de uma cozinha.

A matéria também lista os equipamentos de proteção individual (EPI) necessários para garantir um trabalho adequado e seguro, além das legislações específicas para evitar contaminações dos alimentos.

Com a junção de tudo que se estuda nessa disciplina e aplicando-a no dia-a-dia, o nutricionista consegue garantir uma refeição balanceada, segura para a saúde e livre de acidentes de trabalho com seus funcionários.

Aulas

As aulas costumam ser teóricas para debates das legislações vigentes para UAN, geralmente administradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Entretanto, outras disciplinas como “Técnica Dietética” complementam a Higiene e Legislação dos Alimentos, visto que na cozinha colocamos em prática a teoria da legislação.

Portanto, uma matéria está relacionada à outra e é possível praticar e observar suas dificuldades de ação.

Dificuldades

As principais dificuldades nesta disciplina acredito ser, principalmente, conseguir aderir boa parte da legislação na cabeça, visto que são documentos de difícil leitura e, portanto, mais complicado para decorar cada item.

Na prática, é possível recorrer a ferramentas que auxiliam, em casos de dúvidas, mas na faculdade é preciso saber para realização das provas e trabalhos que são solicitados.

Conteúdo

Os conteúdos mais cobrados em provas com certeza são a base das legislações estudadas, ou seja, o que é correto ou não se praticar nas UAN’s. Depois de adquirida experiência, esse processo se torna natural, pois trabalhando com isso diariamente, você pode se acostumar e lembrar facilmente de boa parte das legislações vigentes.

Entretanto, na faculdade é complicada a aplicação, pois a escrita é difícil de ser compreendida e só realmente lendo bastante e praticando é que será mais fácil de lembrar de cada detalhe.

Dicas

Para as pessoas que pretendem iniciar um curso técnico ou mesmo o bacharel em Nutrição, recomendo que estejam dispostas a ler bastante, procurar entender mais sobre legislação de alimentos, o que não é fácil, visto que não temos formação em direito e a escrita das legislações são de difícil compreensão. Portanto, é preciso adaptar-se, estudar bastante para por em prática, pois é essencial que a legislação seja seguida em uma UAN, pois é assim que garantimos que uma refeição segura seja servida.

Mas o que seria uma refeição segura?

Uma refeição segura é aquela livre de contaminações, com práticas adequadas na cozinha para que tudo seja servido sem qualquer risco de causar algum problema de saúde para as pessoas que vão consumi-la.

É papel e responsabilidade do nutricionista que essa refeição seja servida de forma segura e agradável para o cliente.

Nosso foco, em qualquer área de atuação, é a saúde, portanto, garantir as boas práticas de manipulação de alimentos, é o primeiro passo para servir uma refeição segura e saudável.

Dra. Daniela Viggiano – Nutricionista



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos