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Curso superior de Pedagogia: Educação Ambiental

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Curso superior de Pedagogia: Educação Ambiental é uma disciplina do curso superior de Pedagogia.



A matéria Educação Ambiental no curso de pedagogia tem como propósito alcançar comportamentos ecologicamente adequados, contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico e assim formar educadores com consciência local e planetária.

O educador tem como meta mostrar para os alunos a importância da Educação Ambiental na vida de todos, quais as reações do planeta terra referente as ações corriqueiras do nosso dia-dia.

A matéria Educação Ambiental faz com que o educador faça os alunos refletirem sobre seus atos.

A crise Ambiental

Aconteceram diversos acidentes ambientais no decorrer dos anos, esses acidentes ocasionaram reações nos seres vivos do planeta terra, causando uma maior mortalidade, poluição do ar, da água e do solo, todas essas ações também mexem com as ações naturais, gerando catástrofes climáticas, vendo todas essas ações as autoridades começaram a estabelecer medidas de controle de poluição, criando leis, começam a divulgar que cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos.

Várias conferências foram feitas para encontrar soluções, aperfeiçoar as leis, infelizmente ainda não tem soluções para deslizamentos de encostas, enchentes e resíduos tóxicos que são descartados irregularmente por industrias.

Comportamentos pró- Ambientais:

São comportamentos que tenham como meta a redução de impactos ambientais a curto e longo prazo.

Exercer a cidadania, lembrando que não somos cidadãos locais e sim cidadãos do mundo, então pensar nas gerações futuras e evitar o desperdício de água, separar os lixos por categorias para que seja feita a reciclagem, usar energia elétrica somente quando necessário, esses comportamentos contribuíram com o meio ambiente.

Oque se aprende em Educação Ambiental?

A primeira meta é desenvolver consciência e a apreciação da beleza do mundo natural, mostrar essa beleza natural dentro da escola, no parque ou no bosque, estimulando a apreciação.

Segunda meta é ensinar os conceitos de ciclos, diversidade e inter-relações na natureza, explicar que a natureza está em constante mudança, que tudo é interconectado, que todos os seres vivos precisam de alimentos, água e ar para sobreviver, que tudo que utilizamos provêm da natureza, que a vida selvagem é encontrada em todos os lugares e que a diversidade é parte do ambiente natural.

Terceira meta é desenvolver um senso de apreciação e acima de tudo de respeito pela integridade do mundo natural, o mundo natural é harmonioso, que mudanças são naturais no funcionamento da terra, que todos tanto os seres vivos quanto os não vivos devem ser tratados com respeito.

Quarta meta é desenvolver o senso de cuidado pela natureza, consciência que a terra é nossa casa e que devemos cuidar dela com muito carinho e respeito e cuidado, existem vários tipos de poluições, visuais, auditivas, atmosféricas, aquáticas e que a poluição prejudica o planeta terra e o nosso desfrute dele também, pois uma coisa está ligada na outra.

Quinta meta é conscientizar que as pessoas são parte do planeta terra, que a qualidade da saúde está ligada a qualidade do meio ambiente, ações individuais e em grupos afetam outros indivíduos a sociedade e o ambiente natural.

Sexta meta é desenvolver a compreensão de como contribuir par o bem-estar da terra, reduzir a poluição por meio de ações pessoais, é nossa responsabilidade cuidar, respeitar e cuidar de todos os aspectos do mundo natural.

Formas de aproximar os alunos para a Educação Ambiental

Organizar saídas ao campo, ar livre;

Incluir temas sobre a natureza nas atividades;

Colocar plantas/animais (como peixe) se possível em sala de aula;

Utilizar alimentos para mostrar a conexão com o mundo natural;

Planejar a construção de hortas;

Fazer colheitas dos alimentos da horta;

Desenvolver atividades com produtos reciclados

Elaborar cartazes, como não deixa a torneira aberta, apague a luz ao sair, use papel com consciência.

Conclusão

É necessário que mudar de postura para que haja mudanças ambientais, para isso é importante que logo no início da vida seja implantado uma postura pró- ambiental.

A educação ambiental é o meio de conscientizar a todos sobre a sustentabilidade, olhar para o ambiente com cuidado e respeito desde o início da vida para que futuramente e outras gerações possam usufruir do ambiente natural assim como nós estamos usufruindo.

Emília Sorrentino Graduada na faculdade UNIP



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