Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Faculdade de Psicologia: Disciplina Homem e Sociedade

Home » Psicologia

Faculdade de Psicologia: Disciplina Homem e Sociedade é uma disciplina do curso superior de Psicologia.



Essa é uma matéria introdutória em quase todas as graduações - se não, em todas - na minha por exemplo foi a segunda matéria no curso e tinha outro nome. Portanto pode-se encontrar nos cursos afora mais de duas nomenclaturas, porém o mesmo conteúdo. A sua carga horária pode variar de 40 a 80 horas do presencial ao EAD (estudo à distância). No decorrer do texto vou dar preferência a nomenclatura que me é mais familiar: Ética, Política e Sociedade.

O que é ética, política e sociedade?

A princípio é uma matéria que traz consigo uma boa discursão sobre as condutas da humanidade ao longo dos séculos e como ela se transforma. Mais ao se aprofundar no assunto se tem um conteúdo muito vasto e detalhado, afinal, estamos falando de séculos do comportamento humano.

O que se estuda nessa matéria?

Muito conhecimento pode ser absorvido dessa matéria, os assuntos de ética e moral serão a base. Base na qual terá definida os conceitos, campos abrangentes, valores, doutrinas e como era aplicada em sociedade, da Grécia antiga à contemporaneidade. Logo depois é abordado a história política; que está ligada ao tema anterior – ética e moral -. Ou seja, assuntos como ética cristã, citações de Agostinho de Ipona e Tomaz de Aquino, sociedade civil, estado, aspectos filosóficos da política, dilemas éticos na política e pratica da moral em nossa sociedade.

Um tópico muito usado em aula nesse assunto é a política no Brasil, a família real e a democracia. A seguir, assunto sobre a sociedade já pode ser abordado – não necessariamente nessa sequência que lhes apresento – nos contextos de viver num mundo globalizado, sociedade capitalista, a relação entre trabalho, ser social e ético, os grandes pesadores da sociedade como: Augusto Comte, Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber, Jürgen Habermas, Hans Jonas, entre outros. Dos conceitos de cidadania, o homem sendo operacional, reativo e parentético à responsabilidade social e respeito a diversidade e ao pluralismo.

Como são as aulas?

Deu pra ter uma noção de como o conteúdo é extenso e tem muitas vertentes? Pois bem, as aulas são teóricas e se o professor não conseguir ser dinâmico e prender a sua atenção na aula ela pode – e vai - ser bem cansativa. Portanto recomendo que antes das aulas, leia com calma e atenção o conteúdo, mesmo que você não tenha uma apostila em mãos, na internet tem aos montes sobre esse assunto, estude nem que seja um pouquinho – por favor - pois assim, você não vai chegar na aula sem nenhuma noção “acadêmica” do assunto.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo da matéria?

A maior dificuldade foi em assimilar a grande quantidade de conteúdo em pouco tempo, a gente meio que se enrola com tantos nomes e teorias, foi preciso ler, reler e debater e ainda dar uma olhada em fóruns para fixar melhor o conteúdo antes da avalição do professor. E ainda sim, tive dificuldades na prova. De 10 pontos, tirei 8.

O que se cobra do aluno nessa matéria?

Durante a matéria, a cobrança mais presente foi a questão do senso comum e senso crítico e os aspectos de cada um. Claro, que foi cobrado outros tópicos da matéria, desde as funções e características da ética e moral, a distinção de marxismo, pragmatismo e existencialismo, os tipos de cultura segundo a filosofia moral cristã, a função de estado para Max Weber, ao o que é liderança autocrática, liberal e democrática.

Qual foi contribuição dessa matéria para meu curso superior?

Creio que a disciplina de ética, política e sociedade ou homem e sociedade, foi muito importante para meu eu acadêmico e também para a vida fora do curso, hoje vejo alguns assuntos de política e comportamento social de modo diferente, aprendi a importância da política nos seguimentos da vida, pois política não se trata apenas da que se vê na televisão e nos anos de eleição, está muito além disso. Ensino este que deveria ser levado para a área de trabalho em todos os lugares. Como se mostra um tópico “ética no trabalho”. Uma matéria impar e indispensável na formação de novos profissionais pensadores críticos. Bons estudos!

Layse Muryere G. Marques, acadêmica de Ciências Econômicas na UNIASSELVI



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.