Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Curso Sistemas de Informação: Lógica de Programação e Algoritmos

Home » Sistemas de Informação

Curso Sistemas de Informação: Lógica de Programação e Algoritmos é uma disciplina do curso superior de Sistemas de Informação.



A lógica está inserida em todas as atitudes tomadas pelo ser humano, e ao abordar este assunto em classe podemos compreender realmente o que significa isso. É claro que ao falarmos sobre lógica vamos levar em conta as coisas lógicas, e melhor ainda, que simplificam nossa vida. Na área computacional seja ela mexendo com hardware ou software também há a necessidade de se usar a lógica e entender qual será o melhor procedimento a realizado, nos ajuda a economizar tempo e dinheiro. Famosas palavras dos grandes (tempo é dinheiro).

Lógica: Quando trabalhamos este conteúdo na faculdade, o interessante foi que inicialmente, não pensávamos que deveríamos mudar nossa visão de ver as coisas e resolvê-las, por isso acho que foi necessário para o professor passar tantos trabalhos e tantos problemas pra assimilarmos bem a matéria.

Nos problemas tive dificuldade para compreender como que um “Portugol “ seria transformado em linhas de código. Como eu era leigo não entedia isso, mais fui compreendendo a importância do “Portugol “ pra se escrever um algoritmo e depois transformar isso em linha de código.

O Português Estruturado, realmente dá um norte de como a pessoa pensar no que será necessário ser feito primeiro pra ai sim haver uma solução de problema. O primeiro passo pra pessoa desenvolver uma boa lógica diante de problemas que lhe serão apresentados ao decorrer do curso, se alguns pensam que esta etapa não é tão importante, é ai que se enganam. O professor focou muito nisso pra que a base estivesse bem estruturada, pra que as próximas etapas fossem mais simples.

Do “Português Estruturado” começamos a trabalhar com fluxograma, que nos ajudou a organizar a ideias e também compreender como desenvolver uma boa lógica quando for montar um sistema. Consegui entender que sem seguir esta sequência haverá grandes dificuldades pra aprender a codificar e o pior de tudo não saberei por onde começar.

Cada professor passou algumas ferramentas necessárias para que pudéssemos tirar os dados do papel e passar para o computador, e dentre estas ferramentas algumas proporcionam, simular um programa funcionando a partir do que foi colocado no português estruturado. Assim podemos testar se realmente tudo a lógico vai chegar no resultado esperado.

Mais caso a pessoal queira fazer tudo no papel, temos também como fazer teste de mesa, que vai mostrar o que precisa ser alterado e feito pra que não ocorram problemas.

Ferramentas Utilizadas

Visualg: Serve para você montar o português estruturado e compilar o português estruturado. Existe também a possibilidade de transformar o português estruturado em outras linguagens de programação como (Java, CSharp).

Dev-C++: Ferramenta para codificar em C o português estruturado.

Experiências de Aula: Dentre os trabalhos passados o que foi mais desafiador foi montar uma calculadora científica. Se tivesse algum problema de lógica e regras, não tinha como prosseguir.

Gostava bastante das atividades que eram passadas para casa, forçavam a gente a pegar coisas do cotidiano e transformar em código.

Conclusão

Entendi que sem ter uma boa lógica, haverá grandes problemas futuros de desenvolvimento de projetos de software. A lógica é um ponto que não pode ser deixado de lado e os passos devem ser seguidos, que o final com certeza será o sucesso.

Thiago L.Américo - Universidade UNASP



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.